terça-feira, 9 de março de 2010

VALE A PENA LER DE NOVO

A revista Inimigo Rumor, editada no Rio de Janeiro por Augusto Massi e Carlito Azevedo, realizou em seus primeiros números (que contaram com a colaboração editorial de Júlio Castañon Guimarães) um mapeamento criterioso da poesia brasileira contemporânea, publicando autores como Augusto de Campos, Duda Machado, Régis Bonvicino, Claudia Roquette-Pinto, Antônio Risério e Arnaldo Antunes, entre outros nomes estabelecidos, além de poetas jovens, com pouca oscilação de qualidade. Num segundo momento, a revista assumiu contornos mais ecléticos e tornou-se porta-voz de uma dicção coloquial e cotidiana, que reivindica a herança do Modernismo de Bandeira e Drummond e de autores da década de 1970, como Cacaso e Francisco Alvim. Os elementos centrais dessa vertente são o lirismo, a subjetividade, a temática prosaica, inspirada na crônica de jornal, e o humor (por vezes opaco ou ingênuo, sem a contundência de Glauco Mattoso e Sebastião Nunes). É uma poesia que não investe na renovação léxica ou sintática, respeita o discurso e a lógica linear e não busca novos processos de criação. A defesa do lirismo contra a vanguarda, feita por poetas desse grupo, causa certa surpresa, e merece breve comentário. Lirismo e subjetividade estão presentes, em maior ou menor grau, em toda a poesia moderna, inclusive na vanguarda (lembremos aqui o Poetamenos, de Augusto de Campos, ciclo de poemas coloridos de temática amorosa, inspirados na "melodia de timbres" do músico austríaco Anton Webern). A revolta da modernidade, desde seus primórdios, foi contra o eu lírico narcísico, de efusão sentimental, dominante na época romântica e ainda na simbolista. Ao reduzir a presença do eu, focando a atenção no mundo objetivo e na linguagem, a modernidade deu um novo sentido ao lirismo, que foi reinserido na dimensão social e histórica (lembremos aqui de Paul Celan, autor de rigoroso artesanato lingüístico e não menos intenso do ponto de vista emocional, e ainda o Rilke dos Novos Poemas).

Propor uma antinomia radical entre o lírico e o lingüístico parece-nos uma desculpa para justificar poéticas frágeis, assim como a tática diversionista de apelar a um suposto "conteúdo" ou "urgência de dizer" que não raro se limita à descrição banal da frase escrita numa camiseta. Outro ponto que carece de discussão é o relativo ao enfoque crítico da realidade. Talvez pela excessiva influência do método sociológico de Antonio Candido na universidade, esse debate ainda está atrasado entre nós. O retrato ácido, caricatural do mundo urbano e fabril está presente em Baudelaire, Cesário Verde, Ezra Pound, Drummond, Décio Pignatari. Não há conflito entre consciência social e consciência da forma (discussão já travada na Rússia na década de 1930 entre os cubo-futuristas e os adeptos do realismo socialista), ao contrário: a denúncia é ainda mais expressiva quando apoiada num texto poético forte e eficaz. No poema Nós, de Cesário Verde, para ficarmos num único exemplo, podemos ver a antecipação do futurismo pela temática urbana, concisão e estilo telegráfico de certas passagens: "cidades fabris, industriais,/ De nevoeiros, poeiradas de hulha" / (...) "condados mineiros! Extensões/ Carboníferas! Fundas galerias!/ Fábricas a vapor! Cutelarias!/ E mecânicas, tristes fiações! / (...) Mas isso tudo é falso, é maquinal, / Sem vida, como um círculo ou um quadrado, / Com essa perfeição do fabricado, / Sem o ritmo do vivo e do real". Não encontramos essa fúria rebelionária, social e semântica, na poesia defendida pelo grupo da Inimigo Rumor, que se limita, muitas vezes, ao registro de pequenas cenas corriqueiras, com palavras singelas, às vezes pueris, como os diminutivos, sem a força de impacto de Cesário Verde, Brecht, Maiakovski ou Drummond (aquele das peças mais consistentes, como Nosso Tempo: "Os lírios não nascem / da lei. Meu nome é tumulto, e escreve-se / na pedra. (...) / Tenho palavras em mim buscando canal, / são roucas e duras, / irritadas, enérgicas, / comprimidas há tanto tempo, / perderam o sentido, apenas querem explodir").

O uso da ironia e da sátira na poesia de temática urbana é uma conquista que remonta ao século XIX, especialmente a Jules Laforgue e Tristan Corbière, autores valorizados por Ezra Pound, que via no humor uma forma de crítica não apenas social, mas também da linguagem. O humor é subversivo, corrói as fórmulas gastas do discurso, as pérolas da retórica, as metáforas vazias, e acrescenta ao vocabulário poético termos considerados chulos, obscenos ou de mau gosto, pour épater le bourgeois. Recordemos aqui alguns versos de Corbière, em tradução de Augusto de Campos: "Não nasceu por nenhum lado / e foi criado como mudo,/ tornou-se um arlequim-guisado, / mistura adúltera de tudo. / Tinha um não-sei-que, — sem saber onde; / Ouro, — sem trocado para o bonde; / Nervos, — sem nervo; vigor sem 'garra'; / Alma, — faltava uma guitarra; / Amor, — mas sem bastante fome. / — Muitos nomes para ter um nome. / Idealista, — sem idéia. Rima / Rica, — sem matéria-prima; / De volta, — sem nunca ter ido; / Se achando sempre perdido." Comparemos essa peça com o poema-piada Parque, de Francisco Alvim, que o crítico Manuel da Costa Pinto incluiu em sua Antologia Comentada da Poesia Brasileira do Século XXI: "é bom / mas / é muito misturado". Enquanto o texto de Corbiere, a cada releitura, permite a investigação de novos sentidos, o texto de Alvim esgota-se na primeira leitura, pela banalidade. Esse estilo ingênuo de humor, que deriva dos versos de circunstância de Manuel Bandeira, não pode competir com os mestres do sarcasmo e da irreverência de nosso idioma, como Gregório de Matos, Bocage, Álvares de Azevedo, Bernardo Guimarães, Glauco Mattoso; é um humor bem-comportado, tímido, funcionário público, de óculos e gravata, incapaz de atingir a força expressiva dos clowns de que falava o próprio Bandeira ("O lirismo difícil e pungentes dos bêbedos / O lirismo dos clowns de Shakespeare"). Acredito que nossa literatura só teria a ganhar com uma poesia, ou antipoesia, coloquial-cotidiana de alta elaboração formal, mas este não é o caso de muitos poetas valorizados pela revista Inimigo Rumor, cuja qualidade literária não está no mesmo nível de sua divulgação publicitária, não apresentando nenhuma aventura intelectual.
(Trecho do artigo Revistas definem o panorama literário, que publiquei há tempos no jornal O Casulo.)

10 comentários:

  1. Comparem um poema de Angélica Freitas (por exemplo, aquele que fala do patinho de banheira, em Rilkeshake) com um poema de Simone Homem de Mello, Virna Teixeira ou Adriana Zapparoli, por exemplo, e me digam por que aquela moça, de uma hora para outra, sai do merecido anonimato, ocupa páginas e páginas em jornais e ganha prêmios literários... qualidade estética? Onde? Trata-se apenas de uma estratégia política e de marketing da Inimigo Rumor, que promove autores de talento duvidoso graças ao seu lobby junto às instituições acadêmicas e jornalísticas. Isto é jogo de poder, nada tem a ver com mérito literário.

    ResponderExcluir
  2. Outro exercício de crítica poundiana, via comparação: coloquem, lado a lado, poemas de Ricardo Domeneck, André Dick, Leonardo Gandolfi e Eduardo Jorge, e digam-me qual é o "diferencial" da poesia de Domeneck... o que há nele além do marketing promocional de Carlito Azevedo. Aceito opiniões contrárias, mas justifiquem com argumentos e exemplos da poética desse autor que foi inventado da noite para o dia.

    ResponderExcluir
  3. Admiro incondicionalmente sua clarividência nesse tipo de abordagem. Duvido que exista opinões contrárias que rebatam suas argumentações. Salvei seu artigo na íntegra e faço coro. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Caro Sidnei, grato. Até acho que seria interessante um debate a respeito, baseado na argumentação. Mas quem está no poder não debate, silencia e faz política de bastidores, promovendo os amigos e boicotando os demais. Infelizmente, é assim que funciona essa máfia. Abraço,

    CD

    ResponderExcluir
  5. Cláudio,

    acredito que não há como estabelecer parâmetro entre as poesias de Virna e Simone, por exemplo, com as de Angélica de Freitas e Ricardo Domeneck. Estes últimos não são poetas, mas alguém colocou nas cabeças incautas deles que eles são. Acabo de ler uma entrevista do Ricardo que ele chega a dizer: “Eu não acredito na poesia como veiculação de uma idéia. Na verdade, eu me oponho completamente à noção de poesia como a arte de veicular mensagens por linguagem metafórica. A poesia não participa dos jogos de linguagem de comunicação, como aprendi com Wittgenstein.” O que explica porque seus “poemas” passam ao largo da poesia, sendo uma expressão em linha reta, que só por acaso se divide em versos. Isto só no âmbito estético, estrutural, pois sua poesia não acrescenta nada em conteúdo também. Como já lhe disse, acredito que estes poetinhas são filhinhos de apartamento, mas há algo bem mais perigoso por trás deles. Eles cairão um por um, não têm sustentação. Agora, esta força que os evola à condição de exemplo poético da atualidade precisa ser combatida.

    ResponderExcluir
  6. Caro Wilson, estou de pleno acordo. Ricardo Domeneck faz um discurso rebuscado, pedante, pseudo-intelectual, que não diz nada de coisa alguma. Trata-se de mera jogada publicitária, e não de conteúdo teórico ou artesanato poético relevante.

    ResponderExcluir
  7. Hilton11.3.10

    Penso que também exista poetas de grande importância de certa forma marginalizados, ou, sem o reconhecimento merecido: Iacyr Anderson Freitas, Majela Colares... Não tenho dúvida que a Virna é uma das poetas de maior qualidade deste país.

    ResponderExcluir
  8. Caro Hilton, eu penso que todos os critérios de avaliação / valorização de textos e autores são discutíveis, já que obedecem a certas poéticas e modelos teóricos, e os cânones, por isso mesmo, são precários, mas é preciso haver maior diversidade na divulgação da produção literária contemporânea; se apenas os autores de uma panelinha ganham todos os prêmios e todas as resenhas, isto empobrece, e muito, a literatura brasileira como um todo. E concordo com você, a Virna é uma das maiores poetas do Brasil hoje. Abraço,

    CD

    ResponderExcluir
  9. Concordo totalmente. No Brasil, tudo que há de melhor, em todas as áreas, passa embaixo da ponte por causa das panelinhas. Eles se agrupam, se elogiam e se dão prêmios. No entanto, sendo realista, nunca soube como vencer este dilema: não vejo outra forma de combatê-las, senão formar grupos contrários a elas, o que também teria o mesmo aspecto. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  10. Caro Luciano, nada tenho contra o fato de haver várias tendências estéticas, com suas revistas, eventos e linhas de pensamento, o problema é quando uma só monopoliza o espaço, o que compromete a diversidade. O que podemos fazer? Contestar, denunciar e mostrar a riqueza criativa que existe na poesia brasileira, que vai muito além dos autores veiculados por um restrito "cânone" midiático. O abraço do

    Claudio

    ResponderExcluir