quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

UM POEMA DE VLADIMIR MAIAKOVSKI

LILITCHKA!
EM LUGAR DE UMA CARTA

Fumo de tabaco rói o ar.
O quarto –
um capítulo do inferno de Krutchônikh.
Recorda –
atrás desta janela
pela primeira vez
apertei tuas mãos, atônito.
Hoje te sentas,
no coração – aço.
Um dia mais
e me expulsarás,
talvez, com zanga.
No teu “hall” escuro longamente o braço,
trêmulo, se recusa a entrar na manga.
Sairei correndo,
Lançarei meu corpo à rua.
Transtornado,
tornado
louco pelo desespero.
Não o consintas,
meu amor,
meu bem,
digamos até logo agora.
De qualquer forma
O meu amor – duro fardo por certo –
pesará sobre ti
onde quer que ti encontres.
Deixa que o fel da mágoa ressentida
Num último grito estronde.
Quando um boi está morto de trabalho
ele se vai
e se deita na água fria.
Afora o teu amor
para mim
não há mar,
e a dor do teu amor nem a lágrima alivia.
Quando o elefante cansado quer repouso
Ele jaz como um rei na areia ardente.
Afora o teu amor
Para mim
Não há sol,
E eu não sei onde estás e com quem.
Se ela assim torturasse um poeta,
ele
trocaria sua amada por dinheiro e glória,
mas a mim
nenhum som me importa
afora o som do teu nome que eu adoro.
E não me lançarei no abismo,
e não beberei veneno,
e não poderei apertar na têmpora o gatilho.
Afora
o teu olhar
nenhuma lâmina me atrai com o seu brilho.
Amanhã esquecerás
que eu te pus num pedestal,
que incendiei de amor uma alma livre,
e os dias vãos – rodopiante carnaval –
dispersarão as folhas dos meus livros...
Acaso as folhas secas destes versos
far-te-ão parar,
respiração opressa?
Deixa-me ao menos
arrelvar numa última carícia
teu passo que se apressa.

26 de maio de 1916. Petrogrado.

Tradução: Augusto de Campos

4 comentários:

  1. Claudio, lindo o poema...

    "E não me lançarei no abismo,
    e não beberei veneno,
    e não poderei apertar na têmpora o gatilho.
    Afora
    o teu olhar
    nenhuma lâmina me atrai com o seu brilho".

    Falar com a boca inflamada, cheia de alguém! Lindo. Belo post.

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  2. Marceli, sim, Maiakovski era obcecado por Lília Brick... pela poesia e pela revolução... mas ela preferiu ficar com o marido... a censura stalinista impôs o modelo do "realismo socialista" e a revolução dançou, após Stalin subir ao poder... o poeta perdeu as três coisas que amava, e deu um tiro no peito. Não o censuro. Ah braços,

    CD

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  3. ... é triste pensar que o mesmo stalinismo que matou Maiakovski continua vivo em muitos cursos de literatura nas universidades brasileiras... ainda há viúvas de Stalin escrevendo sobre o "compromisso social" de Ferreira Gullar e bobagens sociologóides do gênero... ainda estamos longe de uma glasnost por aqui... felizmente, essas múmias não chegaram ao poder, ou teríamos um gulag para poetas "formalistas" na Floresta Amazônica...

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