terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

NA VEIA DO DRAGÃO

Caros, hoje passei a tarde com meu filho Iúri no Parque da Aclimação, uma das áreas verdes mais bonitas da cidade de São Paulo (apesar do desleixo de Kassab na preservação das áreas públicas, mas esta é outra história). O parque é um verdadeiro santuário de árvores. Eu sempre gostei de estar em lugares assim, no meio do mato, entre rios, lagos, árvores, onde há um tipo diferente de energia (os antigos taoístas chineses chamavam esses recantos de “veias do dragão”). Desde pequeno, levo Iúri a parques, sítios e fazendas, para que ele se habituasse à visão de montanhas, neblinas e cachoeiras; para que ele visse vacas, cavalos e pavões, e não apenas seriados de televisão e atrações de shopping center. Do mesmo modo que o incentivei a gostar de ver quadros, esculturas e a ler; ele perdeu o gosto de ir a museus comigo (tudo tem seu tempo), mas adora ler, e eu não faço nenhuma restrição a suas escolhas. Às vezes, ele passa a tarde inteira lendo mangás do Naruto, o Diário de um Banana, algum volume de Harry Potter ou as Profecias de Nostradamus, não importa; o que faz a diferença, sim, é ele gostar de ler, incorporar esse hábito de modo prazeroso. Leitura tem que dar prazer, ponto. Bem, chegamos em casa agora, esgotados; ele vai assistir a um jogo de futebol europeu na televisão, e eu vou ler algumas peças de Gil Vicente, para depois tomar um bom vinho, ouvir jazz e dormir. Sinceramente: com pequenas coisas assim, tão simples, eu me sinto feliz, de verdade.

5 comentários:

  1. O parque é lindo. Há uma biblioteca infanto-juvenil, num dos lados, é uma graça. Lamento que as águas não sejam as mesmas, que nela não mais vivam cisnes, patos,..
    Em fevereiro fará um ano o acidente que matou espécies e acabou com o lago. Dizem que a Sabesp é a responsável pelos reparos. Não sei. Sem o lago vivo, o parque saiu perdendo. Mas ainda é belo.

    ResponderExcluir
  2. Rose, há três anos que eu não ia ao parque; notei a ausência dos cisnes e patos... não sabia nada desse acidente, o que aconteceu?

    Beijo,

    Claudio

    ResponderExcluir
  3. O lago era escoadouro da região e a adutora rompeu-se. Na hora, a água puxou os patos e cisnes para o fundo, a lama. A maioria morreu, exceto os que os moradores conseguiram salvar. Um cisne voou sob a salva de palmas dos que lá estavam. Participei das reuniões que visavam cobrar do Prefeito uma atitude. Kassab foi lá.
    Na entrada do parque, há um guichê, onde dão informações sobre os reparos. Dizem que estão fazendo. Mas eu não vi nada.
    Senti o que aconteceu, eu gostava do lago, era a alma daq lugar.
    Fiz um blog na época, está parado, mas nele há os relatos das reuniões q se seguiram à tragédia.

    http://lagoaclimacao.blogspot.com/2009/03/no-dia-230209-no-periodo-da-tarde-rede.html

    ResponderExcluir
  4. Rose, realmente, uma tragédia; quando meu filho tinha cinco, seis anos, eu sempre ia lá com ele, dar comida aos patos, ele adorava... vou checar teu blog... beijo,

    CD

    ResponderExcluir
  5. Hilton16.2.10

    Sim, a felicidade reside nas coisas simples. Talvez por isso desgraçadamente a maioria das pessoas sejam infelizes!

    ResponderExcluir