quarta-feira, 28 de outubro de 2009

UM POEMA DE MAX MARTINS

OS CHAMADOS DO TIGRE

Os chamados do tigre me atravessam. Ardem
e medram em sangue sob escombros, plasmam
a carne do meu fruto flamejando-o.

Quem defende o meu corpo deste incêndio
desta palavra corpo se afogando?
E quem sou eu para guardar um nome de sua noite? Quem
das grades dessa noite, a pele majestosa, tenso
vibra seus punhos contra a neve

Tu

que não me dizes nem me sabes, tu
que do topo dos topos da metáfora me alivias vê:

Do fundo de meus olhos cego-deslumbrados
obscuros laivos de ternura me procuram

(Do livro Poemas reunidos, 1952-2001. Belém, Universidade Federal do Pará, 2001.)

7 comentários:

  1. Marceli, grato pelo livro, comecei a ler e estou gostando bastante! Outra hora comentarei Morte em Veneza, adoro Visconti...

    beso,

    CD

    ResponderExcluir
  2. Oi, Claudio, que bom que gostou! Algo me dizia que você ia mesmo gostar. Max é um grande poeta, sou suspeita pra falar. Quem me ligou a ele foi o amigo Vasco Cavalcante, também poeta, que tem o site www.culturapara.com.br. Ele me enviou o livro de presente há um tempinho... Este que você postou é lindo demais. "Quem defende o meu corpo deste incêndio/desta palavra corpo se afogando?"... É do alto de uma morte vermelha que o poeta fala - quase sem palavras.
    O Morte é um filme lento, pra ser assistido com paciência. Mas, se você consegue fazer esse esforço, a recompensa é uma visão do sublime...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ah, continuando a brincadeira das musas do cinema contigo numa cela, será que esta Penélope Cruz pode competir com tua Jolie?
    Huahsuahsuha!

    ResponderExcluir
  4. ... estou recebendo e avaliando propostas de candidatas, amanhã vou entrevistar a Nicole Kidman (rsss)... beso,

    CD

    ResponderExcluir
  5. Anônimo30.10.09

    cláudio,

    onde/como conseguir os poemas reunidos do max?

    gb

    ResponderExcluir
  6. Caro, tente conseguir o livro via site Estante Virtual.

    CD

    ResponderExcluir
  7. Caros,

    O livro do Max Martins "Poemas Reunidos", que tem quase toda a obra dele reunida pode ser adquirido na Livraria da UFPA-Universidade Federal do Pará.

    Livraria da UFPA
    Rua Augusto Correa, 1, Guamá - Campus Básico
    CEP 66072900 - Tefefone: (91) 3201-7911
    Email: livraria@ufpa.br

    Quem morar distante, pode fazer a solicitação de compra via e-mail que a obra pode ser enviada via correio/sedex.
    .

    ResponderExcluir