quinta-feira, 1 de outubro de 2009

GALERIA: ESPADAS (II)


4 comentários:

  1. A jian, espada chinesa utilizada no Tai Chi Chuan. Leve e bastante rápida, era a arma favorita de quem precisava fazer longas viagens a cavalo, porque era carregada nas costas e podia ser sacada com rapidez, se surgisem salteadores no meio do caminho. Há todo um rico simbolismo associado à espada chinesa: o brilho do metal representa a iluminação, sua capacidade de cortar um tronco ao meio simboliza o discernimento e também a justiça e o senso moral. A prática da espada (que age como extensão do corpo) faz a energia interna (chi) fluir de modo mais intenso e poderoso.

    ResponderExcluir
  2. Que bonito: iluminação, discernimento e justiça.

    "Sua capacidade de cortar um tronco ao meio simboliza o discernimento". Me lembrou a 'phronesis', dos gregos, que tbm diz respeito à mediania, ao meio termo moral do sábio Aristóteles. Pra eles era o político quem por excelência deveria ter essa qualidade (ele era chamado 'phronimus'). Tão diferente de hoje...

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa espada! Suas linhas de confecção são de equilíbrio, de exatidão. Certamente sua prática pode confluir sua existência com a do homem que a empunha. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa noite, tenho uma espada igualzinha e queria saber o que ela significa e a sua origem, ela foi feita a mão, você sabe a origem dela?

    ResponderExcluir