quarta-feira, 7 de outubro de 2009

DIÁRIO DE UM VIAJANTE (II)

Caros, estive em Recife, entre os dias 03 e 06 de outubro, participando da VII Bienal Internacional do Livro. Realizei palestras sobre o neobarroco e a poesia brasileira contemporânea e um minicurso do Laboratório de Criação Poética. Fiquei surpreso com a presença do público, que superou minhas expectativas. Dei uma entrevista para a TV Globo local (!) e encontrei amigos queridos como Delmo Montenegro, Jacineide Travassos (que lançou o Livro dos Ventos), Pedro Américo & Alice, Daniel Sampaio, Amador Ribeiro Neto, Homero Fonseca e Marcius Cortez. Esta é a terceira vez que visitei a capital pernambucana, onde sempre fui recebido com atenção e carinho. Não pude ir à praia, infelizmente, nem a João Pessoa ou a Olinda, uma lástima, mas pelo menos fiz um bom passeio no centro histórico da cidade, incluindo o tour pelas igrejas barrocas, especialmente a Capela Dourada, da Ordem Terceira de São Francisco do Recife, com sua bela arquitetura do século XVII. Não sou cristão, e raras vezes senti a presença espiritual em igrejas católicas (talvez por conhecer tão bem seu passado de inquisições e cruzadas), mas confesso que sempre tive uma afinidade com os fransciscanos, e senti-me muito bem nesse local. No fim do mês, farei nova viagem, agora para Santo Domingo, capital da República Dominicana, onde participarei, como convidado, de um festival literário. Até lá, preciso colocar a vida em ordem, começar a editar a nova edição da Zunái, fazer as leituras para o exame de ingresso ao doutorado e, sobretudo, continuar procurando emprego. Minha situação econômica está próxima à falência; se não arrumar algo até o fim do ano, não sei o que vai acontecer. Cantem mantras por mim.

Besos,

CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário