segunda-feira, 26 de outubro de 2009

OITO HAICAIS

*
sombra de árvore:
conto apenas a você
o que disse o vento

*
primeiro dia do ano:
corpos sem nome
nas águas do rio

*
moça no metrô
borboleta de verão
tatuada nas tetas

*
após a chuva de inverno
a menina rega
o ipê amarelo

*
pequenas misérias de maio:
onde eu estou
é qualquer parte

*
formiga na grama:
passa sem pressa
ou telefone celular

*
galho seco; noite
escura; folhas e medos
amarelecendo

*
o tempo? viagem
do pó ao pó — os pés,
os paus e pedras

7 comentários:

  1. ... o último haicai desta série eu escrevi em 1990; os outros sete, em 2009... sayonará,

    CD

    ResponderExcluir
  2. Hilton26.10.09

    Gostei dos haicais. É uma forma de poesia que admiro muito. Parábens. Mande-me uma seleção para eu publicar em meu blog. Se tiver interesse, é claro. Alías, você já leu Teruko Oda? Fiz uma entrevista com ele em meu blog, além de postar uma seleção de seus haicais. Um grande abraço de quem admira seu trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Caro Hilton, tudo bem? Só tenho esses oito haicais acabados (há outros cinco que ainda não passaram pelo meu crivo rigoroso). Se quiser, pode republicá-los em teu blog. Vou checar o Teruko Oda. Abraço do

    CD

    ResponderExcluir
  4. Conheci a professora e poetisa Teruko Oda, muito simpática, além de ser hoje a maior divulgadora do haicai no Brasil, depois da morte do mestre Masuda Goga.
    Veja um exemplo primoroso da poesia de Teruko Oda, com sua rara simplicidade:

    Na tarde sem sol
    folhas secas projetando
    sombras em minh’alma.

    Boneca se aquece
    com o meu chapéu de lã.
    Eu visto saudades.

    ResponderExcluir
  5. Hilton27.10.09

    Errata: ele-é ela. Sem dúvida, uma grande poeta e uma pessoa muito gentil. Desculpas pelo erro. Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  6. Hilton27.10.09

    Prezado Claúdio, ela seria uma grande poeta para ser publicada na Zunái. Apenas uma sugestão. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Caro Hilton, sem dúvida, uma ótima sugestão, você passa o e-mail dela? Abraço,

    Claudio

    ResponderExcluir