sábado, 14 de agosto de 2010

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caros, recebi a notícia abaixo do poeta e amigo Abreu Paxe. Para quem não sabe, Ruy Duarte de Carvalho foi um dos autores mais representativos da poesia africana de língua portuguesa do século XX. Agora, ele está em outra dimensão, ouvindo a música das esferas.

Morreu o escritor e membro da UEA Ruy Duarte de Carvalho

A União dos Escritores Angolanos soube nesta quinta-feira (12 de agosto) e leva ao conhecimento do público o falecimento do escritor e membro desta instituição Ruy Duarte Carvalho. Segundo fonte familiar, depois de alguns dias sem dar notícias, o mesmo foi encontrado sem vida na sua casa em Swakopmund, na Nabímibia, para onde foi viver depois da reforma.

Ainda não se conhece a causa de morte do escritor de 69 anos, que também se dedicava ao cinema, artes plásticas e era doutorado em Antropologia, pela École de Hautes Études en Sciences de Paris, exerceu a actividade docente de professor na Universidade Agostinho Neto e foi professor convidado na universidade de Coimbra e na Universidade de São Paulo (Brasil), além de ter sido professor convidado da Universidade de Berkeley, na Califórnia, e realizou dois filmes Nelisita: narrativas nyaneka (1982) e Moia: o recado das ilhas (1989).

Nascido em Portugal, naturalizou-se angolano em 1983 por motivos que, como explica no catálogo do ciclo que o Centro Cultural de Belém lhe dedicou em 2008, se prendem com o sentimento, de que teve consciência aos 12 anos, depois de a sua família ter emigrado para Moçâmedes (Angola), de que tinha ali a sua "matriz geográfica"

No mesmo texto, reproduzido na página da sua editora de sempre, Livros Cotovia, explica: "Lembro-me de ter nascido, ou então de ter mudado inteiramente tanto de alma como de pele, pelo menos uma meia dúzia de vezes ao longo da vida e nenhuma delas foi lá onde terei, pela primeira vez, dado conta da luz do mundo. De que havia uma matriz geográfica que essa é que me dizia de facto muito intimamente respeito pela via quem sabe de uma qualquer memória genética, dei conta aos doze anos - lembro-me sempre de cada vez que ainda por lá passo e se calhar é para isso que ando sempre a ver se passo por lá – a comer pão e com um ataque de soluços no meio do deserto de Moçâmedes, por alturas do Pico do Azevedo. E de que havia uma razão de Angola que colidia com a razão de Portugal, disso dei definitivamente conta já a trabalhar nas matas do Uíje quando, em março de 1961, eclodiu a sublevação nacionalista no norte de Angola.”

No mesmo texto, o escritor e ensaísta explica a sua experiência da independência de Angola: "Acabei por voltar a Angola em 1974 e por passar a noite de 10 para 11 de Novembro de 1975 no município do Prenda, em Luanda, a filmar às zero horas, que foi uma hora zero, a bandeira portuguesa a ser arreada e a de Angola a subir no mastro".

Em 1989 recebeu o Prémio Nacional de Literatura e o seu Desmedida Luanda, São Paulo, São Francisco e Volta, Crónicas do Brasil (Livros Cotovia), recebeu o Prémio Literário Casino da Póvoa, atribuído no âmbito do encontro Correntes d'Escritas na Póvoa de Varzim, em 2008

A sua formação passou pela Escola de Regentes Agrícolas de Santarém, pelo curso de realização de cinema e televisão em Londres (realizou filmes para a TV angolana e para o Instituto do Cinema de Angola) e pelo doutoramento pela École de Hautes Études en Sciences Sociales de Paris com uma tese dedicada aos pescadores da costa de Luanda, com o título Ana a Manda (1989).

É autor de Vou lá visitar pastores (1999), da poesia de Chão de Oferta (1972) ou A Decisão da Idade (1976) - a sua poesia está reunida em Lavra (2005). Assinou ainda os diferentes estilos de A Câmara, a Escrita e a Coisa Dita... Fitas, Textos e Palestras (2008), Actas da Maianga (2003), Os Papéis do Inglês, As Paisagens Propícias (2005) e descrevia a sua obra como "meia-ficção-erudito-poéticoviajeira".

Em 2008, Rui Guilherme Lopes adaptou a obra Vou lá visitar pastores (1988), sobre os Kuvale, uma sociedade pastoril do sudoeste de Angola, encenada e interpretada por Manuel Wiborg e que esteve em cena noTeatro A Barraca, na Culturgest, no FITEI (Porto), no Festival de Almada e no Festival de Agosto em Maputo, Moçambique.

De acordo com a sua editora de sempre em Portugal, a Cotovia, a sua obra Vou lá visitar pastores está editada no Brasil pela Gryphus, As actas da Maianga foi editado em Angola pela Chá de Caxinde, que também editou Os Papéis do Inglês, obra que chegou ao Brasil pela Companhia das Letras de São Paulo e a Itália pela La Nuova Frontiera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário