quarta-feira, 31 de julho de 2013

SEMANA DA CULTURA JAPONESA NO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO



O Centro Cultural São Paulo realizará a Semana da Cultura Japonesa entre os dias 29 de agosto e 01 de setembro, incluindo exposição de ikebana, recital de poesia e música clássica japonesa, demonstração de artes marciais e um concurso de haicais, forma poética japonesa composta de três versos e temática relacionada com as estações da natureza. Situado nas proximidades da Liberdade, bairro de São Paulo que concentra expressiva comunidade nipônica, o Centro Cultural São Paulo presta homenagem aos imigrantes japoneses e seus descendentes, que participaram ativamente da construção da economia paulista e de sua diversidade social, cultural e religiosa. No dia 29 de agosto, acontecerá a abertura da exposição de ikebana, realizada anualmente no CCSP, com vários estilos tradicionais dessa arte de arranjos florais. No dia 30, será realizado o evento Poesia dos 4 Cantos: Noite Japonesa, com a leitura de poemas clássicos japoneses traduzidos para o português e a apresentação de música tradicional, com instrumentos como o taiko (tambor),  o shakuhati (flauta), o shamizen e o koto. No dia 31, acontecerá o XXIV Encontro de Haicai, promovido pelo Grêmio Haicai Ipê e pelo CCSP, concurso aberto a todos os praticantes dessa modalidade de poesia japonesa, com distribuição de prêmios aos vencedores. Por fim, no dia 01 de setembro, domingo, será feita uma demonstração de artes marciais e música tradicional japonesa na Sala Adoniran Barbosa, dentro da programação do ciclo Transversos. 

Confiram abaixo a programação completa da Curadoria de Literatura e Poesia do Centro Cultural São Paulo para o mês de agosto:

Menu de Poesia

Recital dedicado aos poetas africanos de língua portuguesa e afrodescendentes, organizado por Maria Alice Vasconcelos. Haverá uma breve palestra por Edson Cruz e leituras poéticas por Abreu Paxe, Célia Ábila, Charles Gentil, Diogo Cardoso, Fabiano Fernandes Garcez, Ivan Carlos Regina, José Geraldo Neres, Leo Gonçalves, Luiz Ariston Dantas, Maria Fátima Araújo Vieira, Rita Alves. Participação especial da Faculdade Zumbi dos Palmares com a presença de uma turma de alunos e breve palestra sobre literatura africana pelo Reitor José Vicente e pela Profa Ma. Ellen de Lima Souza.

Quinta-feira, dia 08/08/2013, das 20h30 às 22h 

Sala Adoniran Barbosa


Poemas à Flor da Pele

Sarau poético realizado pelo grupo Poemas à Flor da Pele, com a participação da cantora Lydia Venturelli, do pianista César Pinnes, do cantor e compositor Davi Caldeira, das bailarinas Silvana Santos, Roberta Minieri, Cibeli Parent Nana Crivilin, Mafa Junqueira e da oficineira Yara Camillo (Oficina Dois Tempos – Teatro e Poesia). Haverá também o lançamento de livros de poesia de novos autores.

Sexta-feira, dia 23/08/13, das 19h às 20h30  

Sala Adoniran Barbosa


Poesia dos 4 Cantos: Noite Japonesa

Poesia dos Quatro Cantos é uma atividade mensal dedicada à divulgação da poesia internacional, num formato que inclui a leitura com danças e músicas típicas de cada país, nos intervalos das leituras. Em agosto, será feita a apresentação de uma Noite Japonesa com o poeta Alex Dias, com a participação do grupo de taiko Fakura Fubuki e dos músicos da Asociação Cultral de Koto Miyagui do Brasil

Sexta-feira, dia 30/08/13, das 20h30 às 22h 

Praça Mário Chamie


24º. Encontro de Haicai

Concurso de haicais promovido pelo Grêmio Haicai Ipê e pelo Centro Cultural São Paulo aberto a todos os poetas praticantes dessa modalidade poética. Os resultados serão divulgados no final do evento e os vencedores receberão como prêmios livros de poesia. O haicai é uma forma poética japonesa clássica composta de três versos, com métrica aproximada de 5-7-5 sílabas e referência à estação do ano (kigo). Haverá um calígrafo japonês na ocasião, que distribuirá poemas caligrafados em kanjis aos participantes.

Sábado, dia 31/08/13, das 14h às 17h 

Praça Mário Chamie

2 comentários:

  1. Excelente programação, Claudio. Como eu gostaria de estar em Sampa nestes dias. Não podendo, desejo-lhe, e a todos os participantes, um excelente evento. Abraço nipopoético. Amador.

    ResponderExcluir
  2. Que pena que João Pessoa fique tão longe do CCSP, Claudio. Este encontro eu não perderia por nada. Não podendo estar presente, desejo a todos um excelente aproveitamento da poética nipônica nas várias modalidades. Abraço.

    ResponderExcluir