terça-feira, 15 de setembro de 2009

UM POEMA DE WERNER HERZOG

Binho-Moinho mora
do lado de lá da lagoa
Ali onde está o sapo
sentado sondando a mosca.

Às vezes o único amigo
de Binho é João-Trovão,
que a vida toda só
meteu os pés pelas mãos.

Com medo de falar,
Binho bate na boca.
E assim, há anos,
tudo corre na santa paz.

E nos meses sem a letra R,
pontualmente com a noite,
desce sobre a lagoa.

Tradução: Lúcia Nagib

7 comentários:

  1. O diretorrrr? O que dirigiu Aguirre, a cólera dos deuses, Fitzcarraldo e O enigma de Kaspar-Hauser? Não creeeiooo que ele escreve!

    ResponderExcluir
  2. ... sim, ele mesmo! saíram três poemas do Herzog, traduzidos pela Lúcia Nagib, no saudoso Folhetim, 20 anos atrás, depois, nunca mais vi nenhum texto literário dele circulando no Brasil... Herzog é um dos meus cineastas favoritos, gosto dos filmes que você citou, e sobretudo de Coração de Cristal, que ainda não saiu em DVD... beso, CD

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, eu nunca poderia imaginar que ele escreveu poemas, muito menos que foram traduzidos. Gostei deste. Não conheço Coração de Cristal (em fita de vídeo deve ter por aqui, vou tentar dar uma procurada), mas assisti aos que citei (eram parte de uma maratona Herzog no TeleCine Cult). Gosto especialmente de Aguirre pela experiência com o absurdo e a imobilidade. Tbm, com um ator que nem o Klaus Kinski, que é um monstro... Valeu, Claudio, até a próxima!

    ResponderExcluir
  4. Sim, há uma versão em vídeo do Coração de Cristal, se você conseguir, tire cópia em DVD para mim também! (rsss)... acho o filme mais original de Herzog, os atores representaram hipnotizados... aliás, publiquei um dossiê sobre Herzog na Zunái, na página http://www.revistazunai.com/materias_especiais/werner_herzog/index.htm, você já viu? Gosto muito de Aguirre, de Nosferatu, de Strozek, de quase tudo o que ele fez nos anos 70-80.

    Beso do

    Claudio

    ResponderExcluir
  5. Ah, com certeza, se rolar o brique do filme, eu faço cópia e te envio! Não sabia que você tinha publicado sobre Herzog, tenho muitooo interesse nele. Na verdade, já me ocorreu de escrever sobre Aguirre, mas não parei pra organizar as ideias, sabe? Aí ficou, não voltei mais. Vou acessar o link... valeu!

    ResponderExcluir
  6. Andresa, eu tenho muuuuuito interesse pelo Herzog, desde o final dos anos 70, quando vi pela primeira vez O Enigma de Kaspar Hauser... durante muito tempo, foi o meu cineasta favorito, por suas relações com o romantismo alemão, com o expressionismo, com Wagner... ele é um intertexto do que há de mais louco e criativo na cultura alemã, in my opinion... adoro Aguirre também (mas prefiro a Nastasja ao Klaus Kinski, of course). Beso,

    CD

    ResponderExcluir
  7. Pois é, eu tbm gosto muiiitooo, embora tenha experimentado, digamos, sem estudá-lo... E eu tenho vontade de estudar justamente porque acho que seus filmes são férteis do ponto de vista artístico e filosófico. Sobre a Natassjjaaa, não dá nem pra competir, né... Ela é tão linda, tão tudo... Até eu prefiro ela!

    ResponderExcluir