sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CONFISSÕES INCONFESSÁVEIS


Caros, o Ano do Tigre foi melhor do que eu esperava. Fui aprovado no exame para o ingresso no doutorado na USP, no programa de Literatura Portuguesa, obtive a faixa roxa (4º kyu) em Aikidô, arte marcial japonesa que pratico há algum tempo, e agora fui nomeado curador de Literatura no Centro Cultural São Paulo. Ministrei cursos de criação poética na Casa das Rosas e em seis bibliotecas públicas, além de manter o Laboratório de Criação Poética, que está em atividade há três anos. Participei de eventos literários no Rio de Janeiro (Artimanhas Poéticas, do qual fui curador, ao lado de Gabriela Marcondes), São Paulo (III Festival Simpoesia), Santa Catarina (Folia das Falas), Paraíba (I Seminário Sesc de Literatura), Distrito Federal (IV Concurso Literatura para Todos, no qual fui jurado) e ainda estive uma semana em Portugal, participando do II Festival Tordesilhas, Poetas de Língua Portuguesa, que organizei com Virna Teixeira e aconteceu na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa. Publiquei a plaquete Letra Negra, talvez o melhor poema que escrevi até hoje (selo Arqueria), uma segunda edição de A Sombra do Leopardo (selo Orpheu, da editora Multifoco) e agora a antologia Todo começo é involuntário: a poesia brasileira no início do século 21 (Lumme Editor). Ufa, pensam que foi só isso? Editei três números da revista Zunái, desta vez sem a colaboração do amigo Rodrigo de Souza Leão, que se foi há um ano, e ainda publiquei artigos acadêmicos em revistas impressas e eletrônicas. Ufa... sem falar dos últimos lançamentos da coleção Caixa Preta, que organizo para a Lumme Editor — livros dos poetas Micheliny Verunschk, Lígia Dabul e Thiago Ponce de Moraes. Ufa! Como diria Macunaíma: ai, que preguiça! Minha vontade era passar o final de ano numa bela praia caribenha, bem distante de tudo e de todos, mas ficarei aqui em Sampa, organizando novos projetos para 2011, o Ano do Coelho, incluindo um novo livro de poemas, Portão 7. Agora, não é possível encerrar este brevíssimo resumo do ano sem citar o falecimento de Wilson Bueno e Roberto Piva, dois queridos poetas que estavam na linha de frente da literatura brasileira contemporânea, e a eleição de nossa presidente Dilma Rousseff, que venceu por nocaute o candidato dos ricos e dos reacionários. Quase 150 poetas, escritores e críticos literários brasileiros assinaram um manifesto em apoio à candidatura de Dilma, que representa a continuidade de um projeto generoso de construção da cidadania brasileira. Bem, vou ficando por aqui. Vejo vocês assim que conseguir respirar um pouco.

Há besos,

CD

7 comentários:

  1. Cláudio,
    Parabéns pelo ano produtivo e que o próximo seja ainda melhor!

    ResponderExcluir
  2. Ficamos felizes, pois!
    Namastê!

    ResponderExcluir
  3. Conselho pragmático de final de ano: coloca tudo no LATTES!
    Feliz por vc! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. E o "Cantar a Pele de Lontra", sempre atualizadíssimo, ponto de referência pra todos nós. Parabéns, Claudio. E que 2011 seja ainda mais produtivo. A faixa roxa garante o fôlego extra. :) Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Um grande abraço de Coimbra, Cláudio, com desejos de um bom coelho, digo, um bom 2011, e também um excelente Natal.

    joão

    p.s. - como saberás, o livro "A Divina Pestilência", constituído por 49 haikais (ou, uma espécie de haikais bastardos, pois não respeitam a métrica exigida)e dos quais publicaste alguns na ZUNÁI, obteve o Prémio Literário Manuel António Pina, sendo publicado em Março, no dia mundial da poesia, pela Assírio & Alvim. Depois enviarei,conjuntamente com o livro DIACRÍTICO que será lançado já em Janeiro.
    Ah, em 2011, publicarei um livro, "Tríptico da Súplica - onde reúno 3 livros, um inédito(já assinei o contrato)na editora ESCRITURAS - quem sabe se até não haverá possibilidade de aí me deslocar e nos encontrar-mos. Abraço.

    j.r.

    ResponderExcluir
  6. Celso Vegro21.12.10

    Prezado prof. Claudio Daniel
    Sua exuberante produção nos anima para seguí-lo com o mesmo entusiasmo.
    Abçs

    ResponderExcluir
  7. Cld, você merece! bjs!

    ResponderExcluir