domingo, 10 de outubro de 2010

O bastão curto, ou , faz parte das técnicas de armas do Aikidô, assim como a espada de madeira (bokken), a espada de metal (kataná) e a faca de madeira (tanto). O treino com armas ajuda a entender melhor os movimentos a mãos nuas (taijutsu), além de trabalhar muito com a concentração, a percepção, a intuição, a sensibilidade, as noções de espaço e tempo e o fluxo de energia a nossa volta. São armas para o autoconhecimento, para a busca da harmonia interna e do equilíbrio, apesar de sua origem nas artes da guerra (bujutsu).

5 comentários:

  1. Aikijo é a técnica de bastão do Aikidô.

    ResponderExcluir
  2. Celso Vegro12.10.10

    Prezado prof. Claudio Daniel
    Seria muito ilustrativo poder acompanhar tais golpes e posturas em câmara lenta. Será que você não conseguiria tais imagens mais lentas para apreciar toda a técnica envolvida?

    ResponderExcluir
  3. Caro Celso, só pesquisando no Youtube...

    Abraço,

    CD

    ResponderExcluir
  4. Claudio, já estou te seguindo até aqui e já adicionei seu blog ao meu também. Estou encantada com sua clareza!
    Eu sempre tive interesse no Aikidô, mas acabei ficando no Taekwondo durante alguns anos, os golpes são de beleza ímpar. Acabei sem concluir nenhum! Hehe.
    Um abraço e até!
    Carolina.

    ResponderExcluir
  5. Carolina, gosto da coreografia do Taekwondo, pratiquei por pouquíssimo tempo, quando era garoto. Essa arte foi criada por monges budistas coreanos, com influência do karatê japonês, e hoje é esporte olímpico... beso,

    CD

    ResponderExcluir