domingo, 2 de agosto de 2015

BUDÔ



















Fudo Myo-o, divindade budista, é considerado patrono das artes marciais (budô). "Fudo significa 'imóvel', 'inabalável', 'imperturbável', simbolizando a imobilidade e a determinação de que necessitam os artistas marciais. Myo-o é 'o rei da luz', indicando a iluminação que se manifesta no mais elevado nível de graduação do mestre. Fudo maneja a espada da sabedoria instrutiva e segura uma corda para amarrar os malfeitores que não prestam atenção à mensagem." (Texto: John Stevens)










"A palavra japonesa budô compõe-se de dois caracteres. Embora o caractere bu geralmente seja traduzido por 'marcial', os componentes originais desse ideograma têm o sentido de 'parar o conflito com armas', o que implica, exatamente, restaurar a paz. Bu também pode ser interpretado como 'ação de valor', 'modo corajoso de viver' e 'compromisso com a justiça'. Do significa o Tao, 'o Caminho para a verdade', 'a Vereda para a libertação'. Os dois conceitos se juntam para formar a palavra budô, 'o Caminho para ações de coragem e de iluminação." (John Stevens, em "Segredos do budô".)





















Miyamoto Musashi, o mais conhecido mestre da espada japonês, foi também pintor e calígrafo. Segundo comentaristas como John Stevens, as duas artes -- a da espada e a da caligrafia -- possuem afinidades entre si, pois ambas pressupõem o domínio do movimento. Por esse motivo, mestres de espada famosos ensinavam sua técnica também por meio de pinturas. Nesta ilustração, Miyamoto Musashi representa o buda Hotei contemplando, "com desconcertante imparcialidade, dois galos de briga em tenso confronto. (...) Hotei não vai intervir porque compreende que faz parte da natureza do galo lutar; o próprio monge, porém, nunca entrará em contendas por assuntos insignificantes, como bens, posição social ou insultos recebidos" (John Stevens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário