terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


A Curadoria de Literatura e Poesia do Centro Cultural São Paulo, criada em janeiro de 2011, tem como objetivo promover palestras, debates, recitais, exposições, workshops e outras atividades relacionadas à criação literária, apostando na diversidade com qualidade e abrindo espaço para diferentes formas de expressão, desde as mais tradicionais até as mais inovadoras. A estratégia da nova curadoria, que trabalha em conjunto com a Divisão de Bibliotecas do Centro Cultural, parte da percepção do espaço público como um local democrático e plural, como é a própria comunidade. A universalização das relações econômicas e políticas entre as nações, por outro lado, aponta a necessidade de um maior intercâmbio com outras literaturas, desde as mais próximas de nossa herança histórica, como é o caso daquelas da comunidade dos países de língua portuguesa e da América Latina, até as literaturas de países com tradições distantes da nossa, como intercâmbio cultural e democratização do saber. As primeiras ações desenvolvidas pela Curadoria de Literatura e Poesia ocorrerão em março: o Clube de Leitura de Poesia e o ciclo Poetas de Cabeceira.

CLUBE DE LEITURA DE POESIA

A Sala de Debates do Centro Cultural São Paulo receberá, mensalmente, poetas convidados para leitura de poemas e um bate-papo com o público sobre questões como a publicação do primeiro livro, a recepção crítica, a relação entre a poesia e outras artes, o papel da internet na divulgação dos novos autores, entre outros temas. Após a apresentação do poeta convidado, com a duração média de 45 minutos, haverá um sarau livre, em que todos os poetas presentes poderão ler os seus textos. O objetivo da atividade é fazer do Centro Cultural São Paulo um ponto de referência para os poetas, que serão convidados a utilizar as dependências do CCSP para se reunirem, seja para a troca de idéias, a realização de grupos de estudos, ensaios de apresentações ou outras atividades relacionadas à poesia. O primeiro encontro desta série ocorrerá no dia 10 de março, e o poeta convidado será Cláudio Willer.

POETAS DE CABECEIRA

Ciclo mensal de palestras em que um convidado falará sobre o seu poeta favorito, abordando biografia do autor, contexto histórico, análise da obra e leitura comentada de poemas do autor. O objetivo da atividade é levar ao público jovem informações sobre autores importantes da literatura brasileira e internacional. A primeira palestra do ciclo acontecerá no dia 22 de março e o poeta convidado será Ademir Assunção, que dará uma palestra sobre Torquato Neto.

5 comentários:

  1. Ótimas notícias, Claudio. Dois belos projetos, com dois convidados de peso. Dessa vez quero me programar e tentar estar presente em alguns desses eventos. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Celso Vegro9.2.11

    Prezado Prof. Claudio Daniel
    Brindemos a iniciativa!!! Saúde...
    Vão faltar cadeiras para a grandiosidade de público que irão prestigiar os eventos. Essa é a nossa torcida.
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Muito importante iniciativas como essas, abrindo cada vez mais espaço à literatura e às artes em geral, em local público. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Nydia e Susanna, vocês estão convidadíssimas para virem aqui no Centro Cultural em março, para conhecerem a nossa programação...

    Há besos,

    Cld.

    ResponderExcluir
  5. Grato, Celso!

    Abraço,

    Cld.

    ResponderExcluir