segunda-feira, 16 de março de 2009

UM ENSAIO DE EDUARDO MILÁN (II)

Se todas as formas em sua máxima abertura são possíveis é porque cessou o conceito de evolução formal, de não repetição, de mudança. De um ponto de vista teórico, o perigo que alimenta o diálogo atual entre estética e realidade é o retorno à idéia luckacsiana da arte como reflexo da realidade, que tem seu apoio original no conceito aristotélico de mímesis ou norma mediadora, norma que, no diálogo arte — mundo, sustenta uma clara subordinação do primeiro ao segundo. As variantes à norma ficariam assim abolidas e condenadas como degeneração da idéia de “o que está no ar” ou da idéia do “espírito da época”, rumos igualmente totalitários.

Por sua vez, a busca de novos meios de expressão tem, a meu modo de ver, duas possibilidades: o entroncamento com uma tradição libertária, que na lírica hispano-americana foi fundada por Darío e se cristaliza com as vanguardas (Huidobro, Vallejo, o primeiro Neruda, Girondo), ou então o resgate das margens deixadas pela vanguarda em sua tentativa de lançar as bases de um koiné, ou língua única: o detalhe, o matiz, a diferença, a variante dentro da variante, tudo o que, em último caso, não nega uma tradição libertária, senão que, pelo contrário, tende à sua correção, e, ao corrigi-la, amplificá-la.

A primeira possibilidade conta com o apoio do repertório formal da vanguarda (fragmento, simultaneidade, colagem etc.). a segunda inclui um elemento muito em voga neste momento e relativamente novo na poesia do século: a narração. À primeira vista, a narração ocupa na poesia o lugar de flanco, da margem, frente ao repertório canônico da vanguarda, daí que a incursão no elemento narrativo na poesia latino-americana atual possa supor, em si mesma, uma alternativa. Porém, vejamos como o elemento narrativo pode ser ideologicamente usado no marco do cânone estético da assim chamada pós-modernidade, termo tentador para nomear os tempos que correm. A narração está ligada diretamente à idéia ou à necessidade de um vínculo com a tradição. E aqui começa o problema, o titubeio, a contradição. Com efeito, ligar-se a quê, a qual passado temos direito, de que tradição se trata?

Se bem que, creio eu, foi a perda da fé nos motivos fundadores da vanguarda que praticamente obrigou muitos poetas latino-americanos atuais a uma incursão narrativa, também é certo que a estética do fragmento, pedra-de-toque do repertório formal vanguardista, cessou de imperar estilisticamente não por falta de coincidência ou de isomorfismo com uma idéia de um mundo estilhaçado (o mundo contemporâneo), senão por um relativo esgotamento preceitual. Porém, este preceito ou cânone segue correspondendo formalmente a um estado do mundo, o qual, é preciso dizer, não mudou muito, além do campo ideológico. Isto parece corroborar a suspeita de que a derrocada das utopias alcançou também o território da arte com força inusitada.
O fragmento ou sua estética parecem haver correspondido a um grau zero cultural, a um pé no limite, depois do qual toda possibilidade de continuação suporia o abismo ou, em termos poéticos, o silêncio. Chegando a esse ponto, algo parece estar claro; o que existe atualmente como problema na poesia é o deslocamento entre uma forma idônea para oferecer o mundo, a fragmentária, e o deslizamento do recheio desta forma, o presente, rumo a outro tempo mais distante, mais seguro e mais canônico: o passado. E o que produziu esse deslocamento, a meu modo de ver, é a evaporação do correlato histórico da forma fragmentária, ou seja, as possibilidades de mudança social. Agora, claro, esse retorno, essa retirada ou esse desejo de unir-se com uma tradição, tudo o que implica voltar ao passado, supõe alguns perigos. Implica um começar de novo ou, ao menos, uma reescritura. Em A imagem histórica da Ilíada, Rudolf Borchardt adverte:

“Não há diferença entre o espírito de uma tradição destruída e o de uma conservada. Toda tradição está destruída. Os motivos decisivos estão sempre perdidos, inclusive quando aparentemente foram transmitidos.”
Esta afirmação de Borchardt povoa de cruzes nosso olhar ao passado e nos coloca, aparentemente, no descampado, na desolação. Como tentar uma dura tarefa de resgate se não se sabem nem sequer o que se vai resgatar?
(CONTINUA)

4 comentários:

  1. Anônimo16.3.09

    CD,
    isso é um presente que você nos dá, entre tantos outros.
    um abraço

    ResponderExcluir
  2. Grato, Marcílio. Os textos de Milán é que são verdadeiros presentes à inteligência dos leitores.

    Abraço do

    CD

    ResponderExcluir
  3. Anônimo17.3.09

    "De um ponto de vista teórico, o perigo que alimenta o diálogo atual entre estética e realidade é o retorno à idéia luckacsiana da arte como reflexo da realidade, que tem seu apoio original no conceito aristotélico de mímesis ou norma mediadora, norma que, no diálogo arte — mundo, sustenta uma clara subordinação do primeiro ao segundo. As variantes à norma ficariam assim abolidas e condenadas como degeneração da idéia de “o que está no ar” ou da idéia do “espírito da época”, rumos igualmente totalitários."


    Realmente, não vejo diferença entre ARTE-MUNDO ou entre ARTE-VIDA. Até porque nunca soube de alguém que fizesse arte que não vivesse neste mundo ou que estivesse morto. A arte faz parte do mundo e da vida. Isso me parece óbvio. Por isso, toda arte, desde a mais careta até a mais vanguardista sempre está umbilicalmente ligada ao MUNDO-VIDA.
    Ex.: a poesia concreta brasileira é fruto de um contexto sociocultural muito específico, não apenas brasileiro, mas também internacional. Afinal, quando a PC surgiu, o mundo emergia da destruição provocada pela Grande Guerra e era "natural" que as artes, assim como as pessoas, buscassem um movimento de CONSTRUÇÃO. E, como sabemos, a PC é uma poesia radicalmente construtivista. Lembremos também que o dadaísmo representava muito bem o momento de caos e destruição provocados pela guerra.
    Enfim, ARTE-MUNDO-VIDA só podem ser separados para efeitos de estudos acadêmicos.
    Agora, a pergunta que se pode fazer é a seguinte: como fazer uma poesia que dê conta das "necessidades" (e isto é algo que poderia ser longamente definido e discutido) do nosso tempo e que, ao mesmo tempo, dialogue com a tradição literária sem repetir procedimentos cujo grau de redundância os tornam dispensáveis?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo17.3.09

    ... caro Paulo, aguarde os próximos e emocionantes capítulos (rsss)... esse é todo o dilema da pós-modernidade... abração,

    CD

    ResponderExcluir