domingo, 15 de março de 2009

UM ENSAIO DE EDUARDO MILÁN (I)

POESIA: QUESTÃO DE FUTURO

A poesia latino-americana de hoje se debate numa clara divisão: regressar de forma acrítica a um passado canônico ou continuar a busca de novos meios de expressão. Em termos gerais, o retorno a um passado canônico (ou seja, aos séculos dourados pela tradição: o XVI e o XVII) implica a fuga de um presente caótico e a tentativa de buscar refúgio naqueles momentos históricos, especialmente em sua aura, que auguravam uma tranquilidade espiritual dependente de um certo estado do mundo. A esse estado do mundo corresponderiam formas poéticas claramente tipificadas: o romance, a lira, o soneto etc., cuja emergência em um tempo preciso supunha o surgimento de uma nova maneira de poetar. Essa novidade, claro, supunha também uma carga crítica em relação ao repertório formal da época.

Bem: a novidade destas formas e sua carga crítica implícita estão agora perdidos para sempre. E como o grau de novidade está perdido, o que tais formas comportam é a possibilidade de retornar transparentes e veicular motivos e temas já altamente codificados na poesia ibero-americana: o amor, a morte, o tempo, temas que supõem uma caligrafia maiúscula. Na verdade, o retorno às formas canônicas do passado, dada a sua perda de atualidade, supõe uma a-formalidade. Uma a-formalidade que só é possível pelo estado atual do mundo: perda da fé na história como motor de mudanças, derrocada das utopias tanto estéticas como históricas, o cessar do devir temporal, motivos caros a uma ideologia dominante que tem seu fundamento no chamado “pensamento débil”, que por sua vez joga na oposição os chamados discursos legitimadores e totalizantes. A a-formalidade, produto por sua vez da intemporalidade que subscreve a presentificação de todos os tempos interagindo agora, último golpe da negação da História, está em conflito direto com a idéia de evolução das formas em arte, idéia muito cara à modernidade, que sustentou o pensamento estético das vanguardas históricas.
(CONTINUA)

Tradução: Claudio Daniel


(Ensaio publicado como posfácio na antologia Estação da fábula, que reúne poemas de Eduardo Milán traduzidos por mim. O livro foi publicado em 2001 pela Fundação Memorial da América Latina.)

2 comentários:

  1. ... claro, a análise de Milán permite um paralelo com a poesia contemporânea, em que há autores que buscam novos procedimentos de criação, enquanto outros se conformam com a repetição acrítica do poema-piada de Bandeira e do poema-crônica de jornal do Drummond, formas já bem diluídas na década de 70 pela geração mimeógrago (tão incensada pela revista Inimigo Rumor). A questão colocada por Milán é muito atual e pertinente, e pode ser resumida em poucas palavras: o que fazer HOJE, sem repetir formas gastas?

    ResponderExcluir
  2. ... onde escrevi "com a poesia contemporânea", please, leiam "com a poesia BRASILEIRA contemporânea"

    ResponderExcluir