quarta-feira, 25 de março de 2009

Jornal britânico denuncia crimes de guerra de Israel em Gaza






24/03/2009 - 05:57 - EFE

Londres - O diário britânico "The Guardian" reuniu provas documentadas de supostos crimes de guerra cometidos por Israel durante a recente ofensiva contra a Faixa de Gaza, que se estendeu de 27 de dezembro passado a 18 de janeiro.

Entre os crimes citados pelo jornal está o uso de crianças palestinas como escudo humano e os ataques diretos contra médicos e hospitais.O "Guardian" diz ter encontrado provas dos ataques feitos contra civis por aviões não tripulados que, segundo o jornal, são tão precisos que seu piloto pode distinguir até a cor da roupa de um possível alvo.Os depoimentos estão em três vídeos feitos pelo "Guardian", que assegura que dão força à chamada internacional para que se investigue a operação israelense contra o Hamas, que matou cerca de 1.300 civis.

Entre os depoimentos mais dramáticos recolhidos pelo "Guardian" está o de três irmãos adolescentes da família Al-Attar, que asseguram terem sido tirados de casa e obrigados a se ajoelhar em frente a carros de combate israelenses para evitar que os palestinos atacassem os invasores.Os irmãos contam também que os soldados israelenses os enviaram em outras ocasiões como missão avançada às casas dos palestinos para, no caso da presença franco-atiradores, servirem de escudo para as primeiras balas.A utilização de escudos humanos foi declarada ilegal em 2005 pela Suprema Corte israelense após vários incidentes do tipo.

Segundo o jornal, vários médicos e motoristas de ambulâncias contaram terem sido alvo de disparos israelenses e 16 morreram assim, algo estritamente proibido pelas convenções de Genebra.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais da metade dos 27 hospitais e das 44 clínicas de Gaza foram bombardeados pelos israelenses.

Em um relatório publicado hoje, a própria organização Médicos pelos Direitos Humanos de Israel denuncia as violações."Observamos uma forte degradação ética por parte das Forças de Defesa Israelenses no que se refere ao tratamento da população civil de Gaza, que equivale de fato a um total desprezo pelas vidas dos palestinos", critica a organização.

3 comentários:

  1. Anônimo25.3.09

    Dear Claudio,

    I am Sahar Vardi. I am 18 years old, a senior in high school in Israel. As you probably know, all Israelis must serve in the Israeli Defense Forces, starting right after our last year of high school. I and dozens of other students, on examining our values, International Law, and what we believe is best for Israel, refused to serve in the Occupied Territories and be a part of a mechanism that suppresses millions of Palestinians.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo26.3.09

    A Folha de S. Paulo publicou matéria interessante no dia 1 de março, intitulada “Israel vê aparecer movimento de recusa ao serviço militar”. O texto menciona movimentos como Shminstim (estudantes secundaristas), que, conforme diz o artigo, “se recusam a cumprir o serviço militar alegando objeções de consciência”. Em manifesto publicado na internet e em vídeos do Youtube, os jovens dissidentes israelenses dizem que “Nossa recusa é um protesto contra a política de separação, controle, opressão e assassinatos do Estado de Israel nos territórios ocupados”. Seria lindo se houvesse um forte movimento de resistência à guerra e ao imperialismo na sociedade civil israelense, que articulasse ações em conjunto com as entidades palestinas, para colocar um fim a essa ocupação ilegal, imoral e ilegítima.

    CD

    ResponderExcluir
  3. Anônimo26.3.09

    Honney...

    ... existe inclusive um “quartel” especial onde ficam presos os soldados que se recusam a lutar... e não são poucos!... eles vivem um inferno em vida – nem seus familiares saem impunes... quando li esta informação, inclusive com declarações estarrecedoras, decidi separar o joio do trigo... perto do número de israelenses que querem a matança-extermínio, ele é ínfimo, mas existe e resiste... no mais, é lógico que houve crimes de guerra, quem não soube disso?!!!... na época a mídia deu cobertura, todos viram!...

    ... creio que tudo na vida tenha seu aprendizado, inclusive o horror, o sofrimento... lamentavelmente me dispo desta crença neste caso, pois, se fosse assim, o holocausto teria “ensinado” a não repetir com outros seres humanos a desgraça que se abateu sobre toda uma população... qual a diferença de mandar crianças para câmaras de gás ou usá-las como escudos humanos?... e temos conhecimento que não aconteceu somente o que o "The Guardian" comprovou...

    ... discutir é preciso, assim como denunciar... porém caímos num lugar-comum tão primordial: qual é mesmo o papel da ONU?; por que os Estados Unidos não intervêm – como a-do-ram fazer quando a “teoria do achismo” lhes dizem que os direitos humanos de outros países ou suas democracias estão ameaçados?...

    ...sorry, a resposta até meu filho de oito anos já sabe...

    beijo palestino,

    réca

    ResponderExcluir