quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

ANTOLOGIA DE DRUMMOND GANHA PRÊMIO VOLTADO A ESCRITOR VIVO



O Prêmio Biblioteca Nacional de Literatura, que só aceita inscrições feita pelo autor --ou pela editora mediante autorização por escrito do autor--, escolheu antologia de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) como vencedora na categoria poesia.

Bernardo Ajzenberg, diretor executivo da Cosac Naify, aparece como vencedor por ser "detentor dos direitos autorais" de "Carlos Drummond de Andrade Poesia 1930-62" (Cosac Naify), organizado por Julio Castañon Guimarães.

Dois jurados da categoria, Francisco Orban e Leila Míccolis, não foram localizados para comentar. O terceiro integrante do júri, Carlito Azevedo, informou que não comentaria o assunto.

A Cosac Naify preferiu não se manifestar oficialmente por ora. No Facebook, Ajzenberg disse que "não faz sentido" figurar como autor e que fez "formalmente a inscrição pela [...] Cosac Naify".

A Biblioteca Nacional informou que analisará o caso se houver pedido de recurso. Os vencedores nas oito categorias foram divulgados na sexta (21).

Fonte: jornal Folha de S. Paulo. 

Primeiro, a Inimigo Rumor celebra autores medíocres, como Angélica Freitas e Ricardo Domeneck, indicados a todos os prêmios, viagens ao exterior e com resenhas em todos os jornais, enquanto autores de talento genuíno são colocados à margem de tudo isso, e agora resolve dar prêmio literário a autor morto... tenha a santa paciência, Carlito Azevedo!

5 comentários:

  1. Realmente, o espírito de incentivar o novo passou longe... Pô, se não querem arriscar em premiar alguém sem tanta bagagem assim, têm-se outras opções...

    Premiar um autor CONSAGRADO e MORTO retira muito da credibilidade do certame.

    Pena. Nem eu que sou inédito ainda estou fazendo questão de ganhá-lo...

    ResponderExcluir
  2. Carlito Azevedo: qual é o seu critério para dar prêmio literário de melhor autor vivo a um poeta famoso já falecido, publicado por uma editora -- Cosac&Naif -- na qual você tem influência? Gostaríamos muito de ouvir a sua justificativa.

    ResponderExcluir
  3. Falando em concursos literários, confiram as listas de jurados e de poetas premiados pela bolsa da Petrobras, e vocês notarão a curiosa "coincidência" de que Carlito Azevedo e seus amigos sempre estão lá, ora como jurados, ora como poetas premiados (com raras exceções)... claro, isto é apenas coincidência!

    ResponderExcluir
  4. um dos papéis da literatura é desmistificar a literatura. vc tá certo em entender os bastidores

    ResponderExcluir
  5. No último concurso da Petrobras, por exemplo, os jurados, ligados à conhecida revista carioca, resolveram premiar a autora gaúcha Angélica Freitas, autora de mediocridades como esta:

    um patinho de borracha
    & uma jujuba azul

    um patinho de borracha
    quá quá
    amarelinho com mofo
    esquecido numa banheira
    quá quá
    de uma casa para alugar

    se sente tão sozinho
    quá quá
    se ao menos ele soubesse
    que debaixo do sofá
    quá quá
    descansa esquecida
    uma linda jujuba azul

    uma jujuba sabor anis
    uma jujuba que ninguém quis

    um patinho de borracha
    quá quá
    que ninguém quis levar

    uma jujuba azul
    zul zul
    que ninguém quis chupar

    ResponderExcluir