sábado, 12 de novembro de 2022

A LITERATURA BRASILEIRA NÃO EXISTE

 

Ou melhor, há várias literaturas dentro dessa literatura: 1) o cânone histórico, sujeito a contínuas revisões críticas, com subtrações e acréscimos, que vai de Gregório de Matos a Arnaldo Antunes e Josely Vianna Baptista; 2) a lieratura experimental, menos lida e valorizada, porém a parte mais viva de nossas letras, que vai de Sousândrade e Pedro Kilkerry a Oswald de Andrade, Patrícia Galvão, Campos de Carvalho, Valêncio Xavier e aos (poucos) poetas e prosadores contemporâneos que pesquisam a poesia visual, sonora, performática, videopoesia e textos de invenção; 3) a "literatura de mercado", publicada por grandes editoras, que recebe prêmios e reconhecimento midiático, porém poucas vezes devido à qualidade artística, e muito mais pela viabilidade comercial de certos autores e obras; 4) a literatura periférica, produzida fora dos grandes centros urbanos, que registra o cotidiano de populações excluídas e apresenta novos autores, leitores e obras, cuja importância social talvez supere a sua importância estritamente literária (ao menos por enquanto); 5) as literaturas orais, que incluem desde os poemas cantados das etnias indígenas e dos quilombolas até a tradição do cordel (que é cantado mas também escrito). O que acontece hoje em dia é o esforço das grandes editoras de criar um mercado editorial voltado ao público "médio", com obras medianas, de autores medíocres, obras de fácil compreensão e rápido retorno comercial, que alimente o circuito editoras-livrarias-mídia-cânone universitário. Diante desse fato, o que um escritor sério pode fazer é dar as costas ao mercado, à moda e à mídia e dedicar-se à criação de obras consistentes, densas, inventivas, que circulem fora (e contra) esse sistema de meios termos. Se possível, ir além de si mesmo e colaborar com formas coletivas de resistência, seja através de revistas, jornais, manifestos, performances e outras ações que mostrem, aos poucos leitores interessados, que ainda há vida inteligente na poesia, no romance, no conto, na dramaturgia e em outros gêneros do que se convencionou chamar de literatura.



 

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