quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

A SANTA CEIA: É POSSÍVEL SER CRISTÃO E SOCIALISTA?










Claudio Daniel

Leonardo da Vinci pintou o afresco A santa ceia (ou A última ceia) entre 1495 e 1498, em Milão. A obra representa a última reunião de Jesus com os seus discípulos, antes de ser preso, julgado e crucificado, conforme relata o texto bíblico. Gostaria de propor uma paródia da famosa pintura do artista italiano, em que Jesus divide o pão e o vinho com outros convidados: Marx, Engels, Lênin, Stalin, Mao, Gramsci, Rosa Luxemburgo, Fidel Castro, Carlos Marighella, Ho Chi Minh. Claro: esse quadro, que reúne revolucionários de diferentes época e países, é alegórico, sendo a alegoria, conforme definição do retórico romano Quintiliano, do século III d.C., uma figura de linguagem em que o pensamento é construído por uma série de metáforas. Ou ainda: alegoria é a formulação de ideias abstratas por meio de imagens concretas. No caso do presente artigo, o quadro alegórico representa o tema que discutiremos a seguir: é possível conciliar espiritualidade e militância política, ou, mais precisamente, marxismo e religião? 

Sem dúvida, o tema é polêmico e pode suscitar inúmeras respostas, sendo a mais superficial a seguinte: não, não é possível a conciliação, porque o marxismo é ateu e inimigo da religião. Sem dúvida, a filosofia de Marx é materialista, ou seja, considera o universo, a natureza e a sociedade como resultados da interação de diferentes energias, fenômenos e agentes materiais, e não como criação mágica de uma entidade sobrenatural, como lemos no livro do Gênese; também considera que os fatos da vida social decorrem das relações de poder entre as classes sociais, e não da vontade divina. Nesse aspecto, há uma divergência radical entre o pensamento dialético marxista e a metafísica judaico-cristã. Porém, não é a especulação filosófica abstrata que afasta ou aproxima as duas doutrinas, e sim a atuação política e social das instituições religiosas.

As igrejas católica, anglicana, ortodoxa, luterana, para citar poucos exemplos, no âmbito do cristianismo, mantiveram, por séculos, estreitos vínculos com a aristocracia europeia, com o regime monárquico, com a propriedade feudal, e posteriormente com a moderna burguesia, o regime republicano democrático-burguês e a livre iniciativa da sociedade industrial. Por conta desses vínculos, que garantiram às igrejas inúmeros privilégios – desde a posse de terras até a isenção de impostos, a posse de emissoras de rádio e televisão e a participação acionária em grandes bancos privados –, o discurso religioso convencional busca convencer os mais pobres de que a sua situação material precária é fruto da vontade divina, e que uma possível mudança em sua qualidade de vida viria, também, dessa mesma vontade sobrenatural, representada na Terra por determinada instituição religiosa, com a sua hierarquia eclesiástica, livros canônicos, liturgias, sacramentos, dogmas, práticas devocionais e concepção de vida e de mundo. Caso o crente deseje obter sucesso material, deve fazer promessas aos santos, submeter-se a penitências, rezar muito ou simplesmente doar altos valores à igreja, em troca da intermediação que o padre ou bispo fará a seu favor junto à divindade. Por conta de tais práticas, Marx declarou que “a religião é o ópio do povo”, pois em sua época o que ele verificou foi a aliança entre os clérigos e os poderosos para iludir o povo, explorar a sua capacidade de trabalho e subtrair as suas posses, quando não para justificar a escravização de povos ameríndios ou africanos e as guerras para conquista de colônias, onde as metrópoles iriam explorar riquezas como ouro, prata, especiarias e pedras preciosas, sob o pretexto da missão evangelizadora  e civilizatória (nos tempos atuais, os Estados Unidos agridem outros países em nome da “liberdade” e da “democracia”, como fizeram na ex-Iugoslávia, Iraque, Líbia, Síria e Afeganistão).

Na Idade Média, a teologia cristã considerava que os reis tinham direito ao poder por um plano divino, sendo a monarquia a realização temporal do plano traçado pelo Altíssimo. Essa doutrina não esteve em vigor apenas no pensamento católico, mas também no anglicano – o soberano do trono inglês é também o sumo-pontífice, mesmo nos dias atuais – e ortodoxo – basta lembrarmos do caso da Rússia, onde a Igreja Ortodoxa esteve ao lado do czar Nicolau II até a sua queda, com a revolução de 1917, declarando-o santo após a sua morte.

Se fossemos fazer uma lista com exemplos contemporâneos da relação íntima entre as instituições religiosas e os privilégios das elites ela seria imensa, basta lembrarmos o apoio de igrejas cristãs aos golpes militares na América Latina, nas décadas de 1960-1970, o alinhamento de rabinos e pastores neopentecostais com o regime sionista de Israel, responsável pelo genocídio humano e cultural do povo palestino, a participação dos “bispos” (?) como Silas Malafaia e Marcos Feliciano nas marchas fascistas que resultaram na deposição da presidenta legítima do Brasil, Dilma Rousseff, ou a bênção do cardeal-arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, à “ração” para pobres proposta pelo alcaide João Dória Jr. (P$DB), a partir de resíduos alimentares próximos à sua data de vencimento. Podemos recordar também o obscurantismo das seitas neopentecostais, como a Assembleia de Deus, Renascer em Cristo, Igreja Universal do Reino de Deus, entre muitas outras, que defendem o fechamento de museus, a censura artística, a “cura gay”, a proibição total do aborto (mesmo em casos de estupro ou de risco de vida para a gestante), a perseguição aos cultos afro-brasileiros, como a umbanda e o candomblé, a discriminação de mulheres, homoafetivos ou afrodescendentes, entre outros absurdos que ferem a democracia, a liberdade individual e o estado laico. No Congresso Nacional brasileiro, a Bancada Evangélica tem apoiado a aprovação dos projetos mais retrógrados, como as reformas previdenciária, trabalhista e a “flexibilização” do conceito de trabalho escravo, para dificultar as ações de fiscalização nas grandes propriedades rurais, onde ainda existe esse triste resquício do período colonial.

Todos esses fatos revelam o caráter profundamente conservador de inúmeras igrejas, tradicionais ou recém-inventadas, porém, isso não significa que TODOS os religiosos sejam reacionários: para que a nossa análise seja justa, precisamos recordar também a participação política de padres e freiras na resistência à ditadura militar no Brasil, na defesa da anistia e pela volta das eleições diretas, o quer só aconteceu em 1989,  e ainda  a criação das Comunidades Eclesiais de Base, inspiradas na Teologia da Libertação, na década de 1980, com o objetivo de organizar e conscientizar a população mais pobre para a luta em defesa de seus direitos. Religiosos como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Pedro Casaldáliga, Frei Leonardo Boff e Frei Beto, para citarmos apenas quatro nomes bem conhecidos, destacaram-se nas lutas democráticas, e inúmeras lideranças eclesiásticas sofreram prisões e torturas nos “anos de chumbo” do regime militar. A Pastoral da Terra, ligada também à Igreja Católica, realiza até hoje importantes ações de solidariedade junto aos trabalhadores rurais, denuncia os assassinatos de lideranças camponesas por jagunços a mando do latifúndio e coleta dados importantes para a compreensão do problema agrário no Brasil. Lideranças católicas identificadas com as causas sociais estiveram ao lado dos metalúrgicos que realizaram grandes greves no ABC paulista, no final da década de 1970, e impulsionaram a criação do Partido dos Trabalhadores (PT) e, mais tarde, da Central Única dos Trabalhadores (CUT).  Após o golpe de estado de 2016 e o início da mais violenta ofensiva contra os direitos sociais já registrada no Brasil, setores progressistas das igrejas tradicionais – católicas, luteranas, metodistas, da umbanda e do candomblé, entre outras – tem estado presentes nas manifestações em defesa da volta da democracia e da manutenção dos direitos ameaçados pelo governo ilegítimo de Michel Temer. Isso sem falarmos dos pronunciamentos de autoridades como o Papa Francisco, que tem buscado recuperar a “opção preferencial pelos pobres”, deixada de lado por seus antecessores, João Paulo II e Bento XIII. Assim como há contradições na Igreja Católica entre setores progressistas e reacionários, o mesmo acontece em outras religiões, o que apenas evidencia a polarização entre pobres e ricos que caracteriza o sistema capitalista.

A resposta à pergunta que dá título ao presente artigo, portanto, é: sim, é possível alguém ser socialista e cristão, ou budista, ou espírita, ou muçulmano, ou adepto de qualquer outra denominação religiosa, desde que apoie a luta da classe trabalhadora em defesa de seus direitos. A questão aqui não é metafísica, mas ética e política. O próprio fundador do cristianismo, aliás – aquele que chicoteou mercadores no templo, desafiava autoridades romanas e rabínicas, distribuía pão e peixe para os pobres e impediu o apedrejamento de uma mulher acusada de adultério –, é autor da célebre frase: “É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no céu”.  Jesus Cristo, o palestino, tem a minha total admiração.

NOTA: o autor do presente artigo nasceu em família católica, foi ateu por quase toda a vida, depois frequentou templos hindus, de umbanda e de candomblé.  Hoje, considera-se zen-budista, e em nenhum momento essa escolha por um caminho espiritual entrou em conflito com a sua militância no Partido Comunista do Brasil (PCdoB). 

12 comentários:

  1. excelente matéria, impossível ser cristão sem ser socialista

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cláudio, meu amigo, Cristo foi um comunista portanto mal interpretado: se as pessoas o soubessem, fugiriam como o diabo foge da cruz e as igrejas estariam hoje às moscas. Além disso, como dizia Torga (Miguel), só isto: o seu comunismo não poderia ser de nenhuma lista eleitoral. Sim, só aqueles que cultivam o cristianismo é que podem ser verdadeiros comunistas. Não falamos de "igrejas", mas de Religião. E sabe que mais? Eu só não vou mais vezes à missa para não ter de me cruzar com capitalistas. De facto (ou de fato, como preferires), a igreja é o lugar onde poderemos encontrar mais capitalistas juntos. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  4. Caro,
    uma curiosidade, estava vendo a imagem da Santa Ceia/Última Ceia de Da Vinci e parece que não havia vinho na pintura, mas pão somente:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/A_%C3%9Altima_Ceia_(Leonardo_da_Vinci)#/media/File:Leonardo_da_Vinci_(1452-1519)_-_The_Last_Supper_(1495-1498).jpg

    Outro aspecto que quero ressaltar, penso que é possível sim conciliar o pensamento judaico-cristão com o marxismo. Pois, o marxismo, se levado as ultimas consequencias, não é ateu. O materialismo pode ser estendido ao universo quântico, paradigma atual das ciências. Para a quântica, não existe vazio, não o existe o nada, já que em tudo há partículas/ondas sub-atômicas que dão substrato ao que há. Embora o Outro vá além de qualquer significação, além de qualquer palavra ou sentido que se possa dá-Lo. Como disse o psicanalista brasileira MD Magno: Não há nada lá.
    O que há então? Há um vazio, que não é vazio em absoluto, mas que é plenamente potente, criativo. Uma interação entre diferentes energias, como você disse no artigo. Chamemos isso de sobrenatural ou não, de imanente ou transcendente. O nome pouco importa. Mas, fato é que há uma realidade única, acima das dualidades e luta de opostos onde se encontra a dualidade. Vivemos sob o regime da dualidade sim, mas há um além, um gozo a-mais, como disse Lacan, um gozo Outro, do qual não podemos escapar. É a matéria da Poiesis.
    Este aspecto Divino ou Energético é o Self que falava o psicologo Jung desde a decada de 50 do seculo passado. O Self dos indianos de pelo menos 5000 anos antes de Cristo. O Eu Superior como disse Prem Baba. A quintessência ou quinto elemento, como disse Aristóteles.
    A questão é: chame de energia ou de Deus ou Deusa, como quiser, mas fato há que o materialismo do século XIX e XX foi superado pelo inconsciente, pelo eletromagnetismo, pela quântico, e pelo éter de 2000 anos atrás já bem dito pelos gregos.
    Portanto, é possível sim conciliar estas duas doutrinas: a cristã e a marxista. No meu modo de ver e de sentir principalmente.

    ResponderExcluir
  5. Abraço, Vinícius. Você parece a imagem de Cristo. Será comunista?
    Deixem-me dizer-lhes só mais duas coisas
    1 - Lê-se em "O Fim do Homem Soviético", de Svetlana Aleksievitch, Nobel da Literatura em 2015: «Encontrei nas ruas jovens com a foice e o martelo e o retrato de Lenine nas camisolas. Saberão eles o que é o comunismo?»
    2 - Os capitalistas, que vão todos os domingos à missa, dividem pelos seus operários os lucros das suas empresas? Pois, Cristo dividiu a sua carne e o seu vinho pelos seus apóstolos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Antero. Por favor, não associe uma imagem a um nome de forma tão imediata assim, caro. Este comentário meu 'abraço', foi postado como segundo comentário no qual me esqueci de me despedir do Cláudio e dos leitores por isto postei outro comentário. Mas, o primeiro comentário não foi publicado. Não sei o que houve.

    O que eu tinha postado anteriormente, se resume basicamente ao seguinte. Jesus, de certa forma foi sim comunista. A pesar de eu não gostar muito deste termo. Qualquer -ismo, qualquer -ista, já pressupõe uma doutrinação, uma ideologia. MAS, reconheço que as ideologias AINDA SÃO NECESSÁRIAS nesta sociedade global de hoje. Se for para escolher um ismo, o comunismo pode ser uma boa, principalmente como fase intermediária para mudanças ainda mais profundas.
    No primeiro comentário havia dito que o materialismo atual, principalmente do século XXI, ao assumir as perspectivas da física quântica, ele lida com energias, energias que se transformam em matéria, e matéria em energia. Portanto o paradigma materialista foi incrementado, há um modelo digamos mais etérico. O éter, a quintessência de Aristóteles, parece estar finalmente adentrando há uma nova visão de mundo. Afora que depois da descoberta do inconsciente e sua relação intrínseca com o mundo consciente, sabe se que as manifestações do desejo vão muito além da simples projeção mental do pensamento, indo além das estruturas do materialismo do século XIX, enraizado na fisiologia anatômica e cerebral.

    Acho que os jovens - declarados comunistas ou não - do nosso tempo estão antenados a isto em grande medida. Tomo como exemplo as manifestações do Ocupe Wall Street e outros Ocupes ao redor do mundo. Como eles protestaram? Se sentando no chão das praças públicas, e daí elaborando suas propostas.

    Mas claro, há muita coisa ainda a se fazer no que diz respeito a política, aos protestos e a um futuro que todos desejamos ou não.

    Paz e Luz.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Uma coisa é a Igreja, outra é o Cristianismo. Nunca tive a menor dúvida da proximidade do marxismo com o último.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, olá!
      Leia só o que diz Jeff Sparrow: «Tudo o que temíamos acerca do comunismo – que perderíamos as nossas casas e poupanças e nos obrigariam a trabalhar eternamente por escassos salários e sem ter voz no sistema – converteu-se em realidade sob o capitalismo.»

      Desculpe a intromissão.
      Tenha um bom 2018, e que o vosso Brasil possa ter a serenidade política que merece.
      Abraço.

      Excluir
    2. Concordo consigo, Rosana. Aliás, veja o que diz Jeff Sparrow: «Tudo o que temíamos acerca do comunismo – que perderíamos as nossas casas e poupanças e nos obrigariam a trabalhar eternamente por escassos salários e sem ter voz no sistema – converteu-se em realidade sob o capitalismo.»
      Abraço.

      Excluir
  8. Vinícius (prefiro que me trate pelo nome, em vez de "caro"), desculpe. Eu só estava a tentar responder amigavelmente ao abraço que senti.
    Gosto de o ler, mas não consigo responder-lhe com a mesma autoridade sobre questões de religião.
    Tenha um excelente 2018!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antero, gratidão.
      Um ótimo 2018 para você!
      Abraço.

      Excluir