quarta-feira, 2 de novembro de 2011

UM POEMA DE ANDRÉI BIÉLI

CANÇÃO PARA GUITARRA

Eu
Estou nas palavras
Tão morbidamente
Mudo:
Minhas sentenças são
Máscaras.
E –
Falo
A vós todos –
– Falo
Fábulas, -
– Porque –
Assim me foi designado,
A razão -
Não a entendo; -
– Porque –
Há tempos tudo se foi no escuro,
Porque – tudo é igual:
Quer eu
Saiba ou não saiba.
Porque só há tédio em toda parte,
Porque a fábula é de esmeralda,
Onde -
Tudo é outro.
Porque há esta avidez dos borrifos
Do prazer;
Porque a difícil
Existência
Para todos
– Tem um só desenlace.
Porque –
– Em suma, -
– Para que
Este inferno?

Porque –
– Para todos
Há um só fim.
E me rompe este riso
Do
Destino
De todos –
– E -
– De
Mim.

Tradução: Augusto de Campos

(Do livro Poesia Russa Moderna, de Augusto e Haroldo de Campos e Boris Schnaiderman )

Nenhum comentário:

Postar um comentário