Por que a mídia e as grandes editoras, com apoio de alguns
escritores renomados, promovem a literatura de má qualidade, ao mesmo tempo que
fecham as portas para autores inventivos? Porque não estão preocupados com literatura,
e sim com a indústria do livro, que envolve vários "segmentos do
mercado" e "unidades de negócio" -- fábricas de papel, gráficas,
distribuidores, livrarias etc. Autores medíocres são facilmente vendáveis, não
exigem esforço de leitura, não perturbam o status
quo, são dóceis bibelôs, assim como as novelas de televisão. Claro: para
justificarem suas escolhas, as grandes editoras -- com apoio de alguns
escritores renomados -- promovem ou participam de feiras, concursos, prêmios,
viagens e outras ações que funcionam como campanhas de marketing para a
divulgação dos novos "produtos", ao mesmo tempo que atribuem uma
discutível aura de "seriedade" a seus enlatados.
sábado, 25 de julho de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sem sombra de dúvida!
ResponderExcluir