domingo, 28 de junho de 2009

DISTO E DAQUILO


Caros, recebi o livro Lar, de Armando Freitas Filho, recém-publicado pela Companhia das Letras, que estou lendo com satisfação. Ele é um dos poetas que me interessam mais, hoje, pelo sentido construtivo e riqueza de imaginário.

Horácio Costa também publicou dois títulos preciosos: as plaquetes Paisagem II (Demônio Negro) e Quando o meu generoso coração falhar (Arqueria), que reúnem poemas bem recentes, escritos neste ano, e enviados aos amigos por e-mail (incluindo um poema escrito na fila de espera de um hospital de São Paulo).

Horácio, Armando e poucos outros poetas que escrevem hoje são verdadeiros samurais da poesia, que mantêm sempre afiado o fio da espada da linguagem.

Outra coisa: saiu há pouco o n. 19 da revista Coyote, editada por Ademir Assunção, Marcos Losnak e Rodrigo Garcia Lopes, com boas surpresas, incluindo uma entrevista inédita com o xogum João Cabral de Melo Neto. Leiam mais informações a respeito no Blog da Zunái (confiram na lista de links aí ao lado).

Por falar em Zunái, estou fechando a edição de agosto da revista, que terá colaborações de samurais como Augusto de Campos, Arnaldo Antunes, Wilson Bueno, Leda Tenório da Mota, Aurora Bernardini e um elenco de poetas jovens de primeira linha, como as nukenins Adriana Versiani e Camila Vardarac. Além de um caderno especial com textos e imagens do Artimanhas Poéticas.

Nas horas vagas, releio o imperador Guimarães Rosa: Magma (seu único livro de poemas), Primeiras estórias, Sagarana, Grande Sertão: Veredas... há muitos anos, Rosa é o único prosador que eu sempre releio, com o mesmo prazer da primeira descoberta. Poucas experiências estéticas são comparáveis a esta.

Continuo dando aulas de criação poética no Ateliê do Centro, dentro das atividades do Laboratório de Criação Poética. Haverá novas vagas em julho, quem quiser se inscrever, é só mandar um e-mail para claudio.dan@gmail.com.

Ufa! Que mais?

No dia 15 de julho, farei o lançamento da Fera Bifronte na Livraria da Vila do Itaim, entre as 16 e as 19h, após o debate sobre Filosofia Oriental e Poesia, com a participação do ninja Claudio Willer.

E em outubro haverá nova edição do Artimanhas Poéticas, dessa vez em Adamantina, no interior de São Paulo.

Bem, por ora é isso.

Banzai,

CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário