terça-feira, 1 de setembro de 2015

COMO É O MEU PROCESSO CRIATIVO? (II)


Após escolher o tema, o título, a extensão, a sintaxe e algumas palavras-chave do poema, começo a escrever as primeiras linhas, por livre associação de ideias. Claro: as regras previstas inicialmente são úteis para orientar a imaginação no trabalho criativo, mas não é raro que o poema mude o plano inicial e crie as suas próprias regras. Assim, mudou a extensão -- o poema terá várias estrofes de treze (ou mais) versos -- e a sintaxe será um pouco mais discursiva do que imaginava, por imposição do ritmo dos versos. A primeira versão (haverá outras? Não sei neste momento) da primeira estrofe, que orienta a criação de todo o poema, ficou assim:

DEZENOVE CORPOS

I

Vivemos
no tempo descolorido
dos surdos-mudos.
Os que somem sem deixar vestígios.
Os que calam sobre as mortes anônimas.
Dançam, dançam os paladinos,
os magros paladinos do diabo,
os esqueletos dos saladinos .
A mutabilidade dos corpos, reconfiguráveis.
As estruturas de poder mimetizadas em abismo.
A indiferença ante os dezenove corpos alinhados.
O limo recobre qualquer hipótese de delicadeza.


A estrofe está pronta? Não sei. Eu ainda vou ler e reler este esboço várias vezes, prestando atenção no som e no sentido de cada palavra, de cada linha, para descobrir eventuais atritos sonoros ou de significado, até chegar à versão final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário