quinta-feira, 1 de setembro de 2011

NOVAS LINGUAGENS NO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO










A poesia é uma arte anterior à literatura, inclusive anterior à escrita, pois nasceu juntamente com a música, a magia e os ritos religiosos de antigas civilizações. Desde a sua origem, portanto, a poesia dialoga com outras manifestações artísticas, especialmente a música, a dança e as artes visuais. As novas mídias eletrônicas, ao permitirem a integração entre a palavra, o som, a imagem e o movimento, retomam, assim, a própria origem da poesia, num contexto digital.

Hoje, há poetas brasileiros que trabalham de maneira inventiva e consistente com a poesia eletrônica, que utiliza os recursos do computador, a videopoesia e a poesia visual, como Arnaldo Antunes (foto), Lúcio Agra, Lenora de Barros, André Vallias, Elson Fróes Gabriela Marcondes, Marcelo Sahea, Márcio-André. A Curadoria de Literatura e Poesia do Centro Cultural São Paulo incentiva exposições e eventos periódicos de poesia visual, sonora, eletrônica e outras modalidades que exploram as novas linguagens eletrônicas, que permitem a integração entre som, imagem, palavra e movimento.

Até o dia 29 de outubro, estaremos apresentando a mostra Paradas em Movimento (Videopoéticas), organizada por Elson Fróes, com trabalhos de poesia eletrônica de dez autores brasileiros, transmitidos em telas de plasma distribuídas na biblioteca, no Piso Flávio de Carvalho e no Piso Caio Graco do Centro Cultural São Paulo. E o festival ibero-americano de poesia performática 2011 Poetas por Km2 acontecerá entre os dias 02 e 04, na Sala Adoniran Barbosa, com a participação de Arnaldo Antunes, Marcelo Sahea, Márcio-André, Lúcio Agra, Paulo Hartmann, o peruano Luís Alvarado, o mexicano Ricardo Castillo e os espanhóis Ajo, Antonio Gómez, Eduard Escoffet, Peru Saizprez, Javier de la Rosa, Fabio de la Flor e Deborah Vukusic. A programação inclui oficinas de poesia visual para crianças, que acontecerão na Biblioteca do Centro Cultural, nos dias 03 e 04 de setembro, às 16h, na Sala de Leitura.

Confiram a programação do evento na página http://www.centrocultural.sp.gov.br/programacao_literatura.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário