domingo, 7 de agosto de 2011

SOMOS TODOS PALESTINOS!














A Organização das Nações Unidas (ONU) votará em setembro o ingresso do Estado da Palestina como membro pleno desta organização, o que na prática significa o reconhecimento da independência palestina pela comunidade internacional. Esta é uma conquista muito importante, que pode iniciar um período de paz no Oriente Médio.

O Estado da Palestina, formado pelos territórios de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental (capital), livre, independente e soberano, deve incluir a população palestina que reside nesses territórios e ainda os 4,5 milhões de refugiados palestinos que vivem nos países vizinhos, cujo direito de retorno a suas terras tem sido negado há décadas pelas forças de ocupação sionistas.

O processo de emancipação e unificação do Estado Palestino implica a restituição das terras hoje ocupadas pelos assentamentos de colonos israelenses, a libertação dos oito mil prisioneiros políticos palestinos (incluindo mulheres e crianças) e a demolição do “muro da vergonha” de 750km de extensão que impede a livre circulação de pessoas e produtos entre as cidades e vilas palestinas – construção aliás declarada ilegal pelo Tribunal Internacional de Justiça..

Caberá à ONU reconhecer em votação, primeiro na Assembléia Geral e depois no Conselho de Segurança, o pleno reconhecimento da autonomia palestina, mas para que esta vitória seja conquistada é essencial a solidariedade ativa de trabalhadores, mulheres, jovens, artistas e intelectuais de todo o mundo. Esta não é uma luta apenas do povo palestino, mas de todos aqueles que se opõem ao imperialismo, ao racismo e a todas as formas de tirania e opressão.

Nós, poetas e escritores brasileiros, também estamos nesta luta e declaramos o nosso apoio à independência palestina.

Pelo fim da ocupação sionista!

Viva o Estado da Palestina Independente, Já!

(Manifesto dos poetas e escritores solidários à causa do povo palestino. Quem quiser assinar, basta postar um comentário no blog Estado da Palestina Já, http://estadodapalestinaja.blogspot.com/.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário