terça-feira, 26 de junho de 2012

BARROCO, NEOBARROCO, TRANSBARROCO


Caros, nos dias 11, 12 e 13 de julho, apresentarei o curso "Barroco, Neobarroco, Transbarroco" no Instituto de Ciências Humanas e Sociais, campus Mariana (MG), rua do Seminário, s/n. Centro, Mariana, tel: (31) 3557-9406. O curso, que faz parte da programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, abordará questões teórico-conceituais formuladas por autores como Haroldo de Campos, Severo Sarduy e Lezama Lima, além de discutir obras literárias de autores brasileiros e latino-americanos da segunda metade do século XX. Entre os temas abordados estão a quebra de fronteiras entre os gêneros literários, a mescla de repertórios culturais de diferentes épocas e países, a miscigenação linguística e cultural e a abolição das fronteiras entre a norma culta e a popular, numa síntese estética e imaginativa que transcende o barroco histórico do século XVII e o próprio neobarroco, como marca distintiva de um período recente, apontando para um outro campo de possibilidades criativas, radicado no prazer da linguagem: o transbarroco. Mais informações no site http://www.festivaldeinverno.ufop.br/ Confiram abaixo a bibliografia do curso:


CAMPOS, Haroldo de. Uma arquitextura do barroco. In A Operação do Texto. São Paulo: ed. Perspectiva, 1976.

 CAMPOS, Haroldo de. A obra de arte aberta. In Teoria da Poesia Concreta. São Paulo: ed. Duas Cidades, 1975.

 BATISTA, Leon Félix. Prosa do que está na esfera. São Paulo: ed. Olavobrás, 2003.

 BRACHO, Coral. Rastros de luz. São Paulo: ed. Olavobrás / Mirabilia, 2004.

 CHIAMPI, Irlemar. Barroco e modernidade. São Paulo: ed. Perspectiva, 1998.

 DANIEL, Claudio. Jardim de Camaleões. São Paulo: ed. Iluminuras, 2004.

 HATHERLY, Ana. A experiência do prodígio. Lisboa. Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1983.

 HATHERLY, Ana. A casa das musas. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.

 HATHERLY, Ana. O ladrão cristalino. Lisboa: Editorial Cosmos, 1997.

 JIMÉNEZ, Reynaldo. Shakti. Bauru: Lumme Editor, 2006

 KOZER, José. Íbis amarelo sobre fundo negro. Curitiba: Travessa dos editores, 2006.

 LIMA, Lezama. A expressão americana. São Paulo: ed. Brasiliense, 1988.

 LIMA, Lezama. Fugados. São Paulo: ed. Iluminuras, 1993.

 MILÁN, Eduardo. Estação da fábula. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2002.

 PERLONGHER, Néstor. Caribe transplatino. São Paulo: ed. Iluminuras, 1991.

 PERLONGHER, Néstor. Lamê. Campinas: Editora da Unicamp, 1994.

 PERLONGHER, Néstor. Evita vive. São Paulo: ed. Iluminuras, 2001.

 SARDUY, Severo. Escrito sobre um corpo. São Paulo: ed. Perspectiva, 1979.

 SARDUY, Severo. Cobra. Rio de Janeiro: José Álvaro Editor, 1975.

 SOSA, Victor. Sunyata e Outros Poemas. Bauru: Lumme Editor, 2006.


 NA INTERNET:

 CAMPOS, Haroldo de. Barroco, Neobarroco, Transbarroco. In: Zunái, Revista de Poesia e Debates:

 DANIEL, Claudio. Arte de enlouquecer cristais. In: Zunái, Revista de Poesia e Debates:

 DANIEL, Claudio. A voz do encantatório. In: Zunái, Revista de Poesia e Debates:

 DICK, André. Jardim Transbarroco. In: Zunái, Revista de Poesia e Debates: http://www.revistazunai.com.br/ensaios/andre_dick_jardim_transbarroco.htm

 ECHAVARREN, Roberto. Sobre Neobarroco. In: Zunái, Revista de Poesia e Debates: http://www.revistazunai.com.br/materias_especiais/festival_tordesilhas/sobre_o_neobarroco_echavarren.htm
 
 KOZER, José. O neobarroco: um convergente na poesia latino-americana. In: Zunái, Revista de Poesia e Debates:

 MILÁN, Eduardo. Neobarrosos. In: Zunái, Revista de Poesia e Debates: http://www.revistazunai.com.br/ensaios/eduardo_milan_neobarrosos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário