Caros, nos dias 11, 12 e 13 de
julho, apresentarei o curso "Barroco, Neobarroco, Transbarroco" no
Instituto de Ciências Humanas e Sociais, campus Mariana (MG), rua do Seminário,
s/n. Centro, Mariana, tel: (31) 3557-9406. O curso, que faz parte da programação
do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, abordará questões
teórico-conceituais formuladas por autores como Haroldo de Campos, Severo
Sarduy e Lezama Lima, além de discutir obras literárias de autores brasileiros e latino-americanos da segunda metade do século
XX. Entre os temas abordados estão a quebra de fronteiras entre os gêneros
literários, a mescla de repertórios culturais de diferentes épocas e países, a
miscigenação linguística e cultural e a abolição das fronteiras entre a norma
culta e a popular, numa síntese estética e imaginativa que transcende o barroco
histórico do século XVII e o próprio neobarroco, como marca distintiva de um
período recente, apontando para um outro campo de possibilidades criativas, radicado
no prazer da linguagem: o transbarroco. Mais informações no site http:// www.festivaldeinverno.ufop. br/ Confiram abaixo a bibliografia do curso:
CAMPOS, Haroldo de. Uma
arquitextura do barroco. In A Operação do Texto. São Paulo: ed.
Perspectiva, 1976.
CAMPOS, Haroldo de. A
obra de arte aberta. In Teoria da Poesia Concreta. São Paulo: ed.
Duas Cidades, 1975.
BATISTA, Leon Félix. Prosa
do que está na esfera. São Paulo: ed. Olavobrás, 2003.
BRACHO, Coral. Rastros
de luz. São Paulo: ed. Olavobrás / Mirabilia, 2004.
CHIAMPI, Irlemar. Barroco
e modernidade. São Paulo: ed. Perspectiva, 1998.
DANIEL, Claudio. Jardim
de Camaleões. São Paulo: ed. Iluminuras, 2004.
HATHERLY, Ana. A
experiência do prodígio. Lisboa. Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1983.
HATHERLY, Ana. A casa
das musas. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.
HATHERLY, Ana. O ladrão
cristalino. Lisboa: Editorial Cosmos, 1997.
JIMÉNEZ, Reynaldo. Shakti.
Bauru: Lumme Editor, 2006
KOZER, José. Íbis
amarelo sobre fundo negro. Curitiba: Travessa dos editores, 2006.
LIMA, Lezama. A
expressão americana. São Paulo: ed. Brasiliense, 1988.
LIMA, Lezama. Fugados.
São Paulo: ed. Iluminuras, 1993.
MILÁN, Eduardo. Estação
da fábula. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2002.
PERLONGHER, Néstor. Caribe
transplatino. São Paulo: ed. Iluminuras, 1991.
PERLONGHER, Néstor. Lamê.
Campinas: Editora da Unicamp, 1994.
PERLONGHER, Néstor. Evita
vive. São Paulo: ed. Iluminuras, 2001.
SARDUY, Severo. Escrito
sobre um corpo. São Paulo: ed. Perspectiva, 1979.
SARDUY, Severo. Cobra.
Rio de Janeiro: José Álvaro Editor, 1975.
SOSA, Victor. Sunyata e
Outros Poemas. Bauru: Lumme Editor, 2006.
NA INTERNET:
CAMPOS, Haroldo de. Barroco,
Neobarroco, Transbarroco. In: Zunái, Revista de Poesia e Debates:
DANIEL, Claudio. Arte de
enlouquecer cristais. In: Zunái, Revista de Poesia e Debates:
DANIEL, Claudio. A voz
do encantatório. In: Zunái, Revista de Poesia e Debates:
DICK, André. Jardim
Transbarroco. In: Zunái, Revista de Poesia e Debates: http://www.revistazunai.com.br/ensaios/andre_dick_jardim_transbarroco.htm
ECHAVARREN, Roberto. Sobre
Neobarroco. In: Zunái, Revista de Poesia e Debates: http://www.revistazunai.com.br/materias_especiais/festival_tordesilhas/sobre_o_neobarroco_echavarren.htm
KOZER, José. O
neobarroco: um convergente na poesia latino-americana. In: Zunái, Revista
de Poesia e Debates:
MILÁN, Eduardo. Neobarrosos.
In: Zunái, Revista de Poesia e Debates: http://www.revistazunai.com.br/ensaios/eduardo_milan_neobarrosos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário