segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO DA CURADORIA DE LITERATURA E POESIA DO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO



I Festival Poesia Nova

O Festival Poesia Nova é um evento anual da Curadoria de Literatura e Poesia do Centro Cultural São Paulo que tem a proposta de divulgar autores brasileiros, jovens ou consagrados, que trabalham com novas tecnologias poéticas – como a poesia visual, sonora, digital, o poema-objeto, o poema-instalação, entre outras modalidades. O Festival incluirá também mesas de debates, recitais, performances, lançamentos de livros e revistas, com entrada franca. Com o objetivo de mostrar que o diálogo entre a poesia e as outras linguagens artísticas está presente mesmo em manifestações tradicionais da cultura popular brasileira, incluímos, nesta primeira edição do evento, apresentações de grupos de cordelistas da cidade de São Paulo. 


Terça-feira, 11 de março

Abertura da Mostra Videopoéticas II, nas dez telas de plasma espalhadas no Centro Cultural São Paulo.

17h Encontro de cordelistas, ao ar livre, na entrada principal do CCSP.

20h30 Performances de Lúcio Agra, Paulo Hartmann, Marcelo Sahea; apresentação das revistas eletrônicas Zunái e Mallarmargens.

SALA ADONIRAN BARBOSA


Quarta-feira, 12 de março

17h Encontro de cordelistas

19h Mesa A poesia e os meios eletrônicos, com Ernesto Melo e Castro, Omar Khouri, Jorge Luís Antônio

Mediação: Edson Cruz

20h30 Performance de Nina Rizzi e recital com Claudio Willer, Rubens Jardim, Victor Sosa, Estrela Ruiz Leminski, Edson Cruz, Andréia Carvalho, Nuno Rau, Diogo Cardoso, Daniel Faria, Karine Kelly, Roberta Ferraz, Fabrício Slaviero, Claudio Daniel, Andréa Catrópa, Edson Bueno de Camargo, Thiago Ponce de Moraes, Natália de Barros, Luiz Ariston Dantas, Greta Benitez.

Lançamento do livro A duração do deserto, de Nina Rizzi.

SALA ADONIRAN BARBOSA


Quinta-feira, dia 13 de março

20h30 recital com Antônio Moura, Adriana Zapparoli, Chiu Yi Chih, Mariela Mei, Marcelo Ariel, Alexandre Pedro, Luiz Ariston Dantas, Alex Dias, Rubens Zárate, Rosana Piccolo e Adriana Brunstein.

SALA DE DEBATES


Poemas à Flor da Pele

Sarau poético realizado pelo grupo Poemas à Flor da Pele, com a participação de músicos e atores. Haverá também o lançamento de livros de poesia de novos autores.

Sexta-feira, dia 14/03/14, das 19h às 20h30  

Sala Adoniran Barbosa


Cantos da leitura: vozes da resistência

Recital poético organizado por Patrícia Romiti com textos de autores que tematizam os “negros verdes anos” do período da ditadura militar no Brasil, como Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Morais, Ferreira Gullar, Haroldo de Campos e Paulo Leminski.

Terça-feira, dia 18/03/14, das 20h30 às 22h 

Sala Adoniran Barbosa

Seminário sobre Clóvis Moura

Evento em homenagem ao poeta Clóvis Moura, dez anos após o seu falecimento.

Sábado, 22 de março, das 14h às 19h

Sala de Debates


Recital da Caixa Preta

Recital poético com a participação de Adriana Zapparoli, Mariela Mei, Edson Bueno de Camargo, Rubens Jardim, Marcelo Ariel, Chiu Yi Chih, Fabrício Clemente, Luiz Ariston, Célia Abila, Fabrício Slaviero, Celso Vegro, Maria Alice Vasconcelos, Karine Kelly, Maria Fátima, Dora Dimolitsas, Charles Gentil, Shirleyde Valença. Haverá lançamentos de revistas literárias e livros de poesia.

Terça-feira, 25 de março, das 19h30 às 22h

Sala Adoniran Barbosa


Poesia dos 4 Cantos: Noite Árabe

Poesia dos Quatro Cantos é uma atividade mensal dedicada à divulgação da poesia internacional, num formato que inclui a leitura com danças e músicas típicas de cada país, nos intervalos das leituras. Em março, será feita a apresentação de uma Noite Árabe com os poetas Paulo Daniel Farah, Khaled Mohassen, Yunes Chami e Claudio Daniel, que lerão poemas de autores árabes contemporâneos, com a participação dos músicos Claudio Kairouz, Rogério de Queiroz, William Bordokan, Semi el Khouri Bordokan e da dançarina Cristina Antoniadis Bordokan.

Quarta, 26 de março, das 20h30 às 22h

Sala Adoniran Barbosa


UMA CONVERSA COM EMIR SADER

O sociólogo Emir Sader fará um depoimento sobre o golpe de estado de 1964 e o significado das mudanças democráticas que aconteceram no país nas últimas décadas. Em seguida, responderá a perguntas do público, num bate-papo informal.

Sábado, 29 de março, das 15h às 17h

Sala Paulo Emílio Salles Gomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário