MARABÔ
OBATALÁ é o meu novo livro de poesia, publicado no formato e-book, e reúne
todos os poemas que escrevi até agora sobre os orixás, incluindo as peças que
saíram no Livro de Orikis, mais
algumas inéditas, além de notas atualizadas. Publicado pela Leonella Editorial,
dirigida pela Adriana Zapparoli, o livro custa R$ 12,00 e pode ser adquirido no
site da Amazon, na página https://www.amazon.com.br/dp/B0713P2QNN
quinta-feira, 27 de abril de 2017
A POESIA E OS ORIXÁS
O curso "A poesia e os orixás" voltará a ser realizado, em maio, dessa vez em novo formato: será um curso ministrado à distância, via internet (Skype), em 16 aulas, sempre às sextas-feiras, no horário das 14h às 15h30, e a mensalidade será de R$ 80,00. Vamos conversar sobre o oriki, poema cantado de origem iorubá de louvor aos orixás, os mitos e as histórias tradicionais, ou itãs, entre outros temas, a partir dos estudos de autores como Pierre Verger, Reginaldo Prandi, Antonio Risério e Lídia Cabrera. Quem quiser participar, pode me escrever pelo e-mail claudio.dan@gmail.com.
DATA DE INÍCIO DO CURSO: 12 de maio.
quarta-feira, 26 de abril de 2017
MODOS DE USAR A MÍDIA @ CO.
Antonio Candido, em sua obra clássica Formação da Literatura Brasileira, criou o conceito de SISTEMA LITERÁRIO, formado por três elementos – o autor, o livro e o leitor – sem os quais não haveria literatura. O conceito, válido de acordo com o método adotado pelo autor para o estudo crítico da literatura, é questionável, entre outros motivos, por não ser aplicável às literaturas orais – por exemplo, a poesia cantada e as narrativas mitológicas dos povos indígenas e africanos, transmitidas de geração a geração por meio da fala e do canto, e também às literaturas digitais, que utilizam outros suportes, diferentes do livro, como o CD, o DVD ou as ferramentas oferecidas pela internet. Na era contemporânea, também podemos pensar em outros elementos que participam da difusão de obras literárias, como as editoras (subentendidas por Candido quando se refere ao livro), a imprensa, as redes sociais e os grupos que exercem o poder literário. Um autor será lido não apenas pela qualidade de seu texto, por seu domínio do engenho poético e por sua imaginação fabulatória, mas sobretudo se for publicado por uma editora “importante”, como a Record, a 7 Letras, a ex-Cosac&Naif ou a Companhia das Letras, se obter divulgação eficiente nos jornais e redes sociais e mais ainda se for “apadrinhado” por um lobby poderoso, com eficiente máquina de marketing, que exerça influência em concursos e bolsas literárias, como a da Petrobrás, na crítica literária e na universidade: nesse caso, mesmo um(a) autor(a) medíocre será transformad@ em celebridade da noite para o dia e terá a unanimidade da mídia e das instituições culturais a seu favor, mesmo que suas obras sejam irrelevantes. Já um(a) autor(a) que desenvolva um trabalho sério, mas que não tenha o apoio de todos os elementos do novo sistema literário, circulará apenas no meio underground de seus pares, colegas e amigos. É injusto? Sim, é injusto e quem critica o sistema é colocado automaticamente fora dele, boicotado e excluído, quando não é caluniado e difamado. Porém, não há marketing que dure para sempre: o Tempo é o maior de todos os críticos literários e não pode ser bajulado ou corrompido: cabe a ele separar o joio do trigo, as obras “premiadas” que cairão no esquecimento e as obras rejeitadas que receberão novo olhar crítico.
sábado, 15 de abril de 2017
DOIS POEMAS INÉDITOS DE CLAUDIO DANIEL
OTIM
Otim-Otim
moça da mata
fugiu, fugiu.
Otim-Otim
moça da mata
que virou rio.
Otim-Otim
filha de Oquê
cadê, cadê?
Otim-Otim
dona de Odé,
aqui-ali-além?
Otim-Otim
moça de ofá,
é água de mar?
Otim-Otim
filha de Otã
tinha segredo.
Otim-Otim
mana-oh-mana
era o segredo.
Otim-Otim
seu pai
é montanha.
Otim-Otim
sua pele
é de água.
Otim-Otim
sei o segredo:
que não direi
que não direi
que não direi.
Aquele-aquela
que-vem
e-leva-
me-leve-
não-me-leve-
orixá-mais-
leve-
que-a-pluma-
de-pavão-
mais-leve-
que-o-vento-
de-Oiá.
Ikú-meu-avô-,
negro-
negrura-
mais-escuro-
que-a-noite;
mais-branco-
que-o-branco-
do-olho-
mais-branco-
que-o-miolo-
do-pão-
leve-o-Temer-
primeiro;
orixá-que-
tudo-come-
-o-grande-
glutão-
leve-o-Moro-
em-seguida;
leve-o-Gilmar-
depois-.
Senhor-dos-rios-
que-se-encontram,
permita-que-eu-
viva-um-pouco-
mais.
2017