tag:blogger.com,1999:blog-5360888136135236797.post3805801593565211610..comments2024-01-03T11:35:23.495-08:00Comments on Cantar a Pele de Lontra IV: CONVERSANDO SOBRE POESIA (I)Claudio Danielhttp://www.blogger.com/profile/00426697221880395652noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-5360888136135236797.post-56349319231735916302010-02-02T18:10:05.084-08:002010-02-02T18:10:05.084-08:00Vou procurar o Crime na Flora, do Gullar. Não tenh...Vou procurar o Crime na Flora, do Gullar. Não tenho nenhum interesse na obra de R. Bonvicino. Abraço,<br /><br />CDClaudio Danielhttps://www.blogger.com/profile/00426697221880395652noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5360888136135236797.post-15804083725793136382010-02-02T06:56:10.839-08:002010-02-02T06:56:10.839-08:00Claudio, o Crime na Flora é um livro muito interes...Claudio, o Crime na Flora é um livro muito interessante, um poema em prosa escrito logo após a conclusão de A Luta Corporal, mas publicado apenas em 1986. Vale a pena conferir. Mudando de assunto, o que vc pensa do trabalho do Régis Bonvicino? Pretende publicar algo a respeito por aqui? Grande abraço.Marcos Andersonnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5360888136135236797.post-24697156401893663092010-02-02T02:03:22.046-08:002010-02-02T02:03:22.046-08:00Caro Marcos, é verdade, o Formigueiro do Gullar é ...Caro Marcos, é verdade, o Formigueiro do Gullar é muito interessante. Crime na Flora eu não conheço, não consta em Toda Poesia. Creio que A Luta Corporal, assim como Carrossel, do Décio Pignatari (em especial o poema O Jogral e a Prostituta Negra), bem como O Rei Menos o Reino, de Augusto de Campos, e O Auto do Possesso, de Haroldo de Campos, caminham na mesma direção; porém, o poema Roçzeiral, de Gullar, naquela época, colocava de modo mais explícito a fragmentação do verso, da sintaxe e da palavra. Foi um grande poeta, em seu início literário. Abraço do<br /><br />CDClaudio Danielhttps://www.blogger.com/profile/00426697221880395652noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5360888136135236797.post-68958833954452307312010-02-01T16:04:16.700-08:002010-02-01T16:04:16.700-08:00Hilton, gosto de várias coisas da primeira fase do...Hilton, gosto de várias coisas da primeira fase do Gullar (o Formigueiro e o Poema Enterrado são duas obras emblemáticas da vanguarda). Porém, ele não faz nada realmente novo há no mínimo 30 anos. Uma pena, pois foi um grande poeta, antes de ceder à tentação de ser o Pablo Neruda brasileiro. Abraço,<br /><br />CDClaudio Danielhttps://www.blogger.com/profile/00426697221880395652noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5360888136135236797.post-56835604208219137332010-02-01T16:01:45.833-08:002010-02-01T16:01:45.833-08:00Rose, a tradição (no meu modo de entender), não pa...Rose, a tradição (no meu modo de entender), não passa de uma sucessão de rupturas... quando Dante escreveu a Divina Comédia em italiano, e não em latim, ele fez uma ruptura; quando Goethe, na segunda metade do Fausto, mistura prosa, poesia, teatro, num gênero híbrido, ele fez uma ruptura; quando Whitman criou o verso livre, e Baudelaire o poema em prosa, fizeram rupturas; hoje, todos pertencem ao cânone da tradição ocidental, à grande literatura. Há quem entenda a tradição como conservadorismo estético, imobilismo de formas; eu a vejo como revolução permanente. <br /><br />Beso do<br /><br />CDClaudio Danielhttps://www.blogger.com/profile/00426697221880395652noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5360888136135236797.post-9345850424830848442010-02-01T15:36:04.764-08:002010-02-01T15:36:04.764-08:00Concordo. A Luta Corporal é o mais importante trab...Concordo. A Luta Corporal é o mais importante trabalho publicado pelo Gullar, e um dos mais significativos da poesia brasileira contemporânea (chego pensar que ele seja mais forte e radical que os trabalhos do grupo Noigandres nesse mesmo período, os primeiros anos da década de 50). Dois outros livros que não foram citados e que são também de alta voltagem na poesia do maranhense são O Formigueiro e Crime na Flora. Abraço.Marcos Andersonnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5360888136135236797.post-64390819340022815052010-02-01T15:20:17.400-08:002010-02-01T15:20:17.400-08:00Gosto também dos poemas bananas podres I e II, alé...Gosto também dos poemas bananas podres I e II, além de A alegria e Aprendizado. Em breve deve ser lançado (se já não foi...) o novo livro do Gullar.Hiltonnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5360888136135236797.post-91350716713410651522010-02-01T14:33:48.099-08:002010-02-01T14:33:48.099-08:00"O que já é mérito suficiente para um poeta q..."O que já é mérito suficiente para um poeta que se preze: não é qualquer um que consegue acrescentar à tradição alguma coisa nova "<br /><br /><br />Por que à tradição? Eu não entendi mesmo. Ruptura e tradição, esses conceitos, aparentemente assimiláveis, são confusos pra mim. Tradição é o que segue o classicismo, o da métrica e tal? E a ruptura é a escola que se opõe a isso.<br />Mas tanto tempo se passou, refiro-me ao Modernismo. Será que ele já não passou a ser a Tradição, na medida em que até hoje é o que vigora?<br />Desculpe a confusão. Se puder, só me explique o que é a tradição e por que o Ferreira está nela. <br />( eu dou aula de redação e a literatura ficou pra trás, pena pq era o que eu queria ter feito, mas a vida é ....)rose marinho pradohttps://www.blogger.com/profile/08014550792683491016noreply@blogger.com